O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS EM ALUNOS COM AUTISMO NÍVEL 1 DE SUPORTE NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Belardino Souza Pedreira Neto UNEATLANTICO
  • Silvana Maria Santos UNEATLANTICO
  • Roseni Lima Borges UNEATLANTICO
  • Denise Aparecida de Souza Picinin UNEATLANTICO
  • Valdirene Solano Dias UNEATLANTICO
  • Aldacley Marques Elias UNEATLANTICO
  • Cristiane Carinhato UNEATLANTICO
  • Paulo Roberto Ribeiro de Lima UNEATLANTICO
  • Ester Valério UNEATLANTICO
  • Ricardo Barbosa Neto FACOL

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22216

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva. Transtorno do Espectro Autista Nível 1. Funções Executivas. Ensino Médio. Inclusão.

Resumo

Este artigo explora a aplicação de Tecnologias Assistivas (TA) no suporte às Funções Executivas (FE) de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) Nível 1 no Ensino Médio, com foco em suas potencialidades e desafios na promoção da autonomia. O objetivo é analisar como as TA, atuando como próteses cognitivas, impactam a organização, o planejamento e o engajamento acadêmico. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, combinando observações em sala de aula e análise documental em três estudos de caso, selecionados por meio de uma amostra de conveniência. A análise dos dados seguiu a metodologia de categorização temática e análise de conteúdo, conforme Bardin L (2016) e Bogdan R e Biklen S (1994). Os resultados revelam que a integração da TA pode aumentar significativamente a motivação e o engajamento dos alunos, além de facilitar o desenvolvimento e a compensação das Funções Executivas. No entanto, a pesquisa identificou desafios como a falta de infraestrutura adequada e de suporte técnico específico, a necessidade de formação contínua dos professores em Neurodiversidade e a resistência a mudanças metodológicas. Conclui-se que, para maximizar os benefícios da TA e garantir a acessibilidade cognitiva, é crucial um investimento contínuo e uma abordagem integrada que formalize seu uso no Plano Educacional Individualizado (PEI) e envolva toda a comunidade escolar.

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Biografia do Autor

Belardino Souza Pedreira Neto, UNEATLANTICO

Mestre em Educação pela UNEATLANTICO.

Silvana Maria Santos, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação pela UNEATLANTICO.

Roseni Lima Borges, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação pela UNEATLANTICO.

Denise Aparecida de Souza Picinin, UNEATLANTICO

Mestra em Educação pela UNEATLANTICO.

Valdirene Solano Dias, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação pela UNEATLANTICO. 

Aldacley Marques Elias, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação pela UNEATLANTICO. 

Cristiane Carinhato, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação pela UNEATLANTICO.

Paulo Roberto Ribeiro de Lima, UNEATLANTICO

Mestre em Educação pela UNEATLANTICO. 

Ester Valério, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação pela UNEATLANTICO.

Ricardo Barbosa Neto, FACOL

Especialista em Psicopedagogia pela FACOL.

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Publicado

2025-11-15

Como Citar

Pedreira Neto, B. S., Santos, S. M., Borges, R. L., Picinin, D. A. de S., Dias, V. S., Elias, A. M., … Barbosa Neto, R. (2025). O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS EM ALUNOS COM AUTISMO NÍVEL 1 DE SUPORTE NO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 4567–4581. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22216