O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS EM ALUNOS COM AUTISMO NÍVEL 1 DE SUPORTE NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22216Palavras-chave:
Tecnologia Assistiva. Transtorno do Espectro Autista Nível 1. Funções Executivas. Ensino Médio. Inclusão.Resumo
Este artigo explora a aplicação de Tecnologias Assistivas (TA) no suporte às Funções Executivas (FE) de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) Nível 1 no Ensino Médio, com foco em suas potencialidades e desafios na promoção da autonomia. O objetivo é analisar como as TA, atuando como próteses cognitivas, impactam a organização, o planejamento e o engajamento acadêmico. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, combinando observações em sala de aula e análise documental em três estudos de caso, selecionados por meio de uma amostra de conveniência. A análise dos dados seguiu a metodologia de categorização temática e análise de conteúdo, conforme Bardin L (2016) e Bogdan R e Biklen S (1994). Os resultados revelam que a integração da TA pode aumentar significativamente a motivação e o engajamento dos alunos, além de facilitar o desenvolvimento e a compensação das Funções Executivas. No entanto, a pesquisa identificou desafios como a falta de infraestrutura adequada e de suporte técnico específico, a necessidade de formação contínua dos professores em Neurodiversidade e a resistência a mudanças metodológicas. Conclui-se que, para maximizar os benefícios da TA e garantir a acessibilidade cognitiva, é crucial um investimento contínuo e uma abordagem integrada que formalize seu uso no Plano Educacional Individualizado (PEI) e envolva toda a comunidade escolar.
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