IRRIGAÇÃO AUTOMATIZADA POR ESP 32

Autores

  • Samuel Victor Saraiva e Silva UNIFSA
  • Ítalo Rodrigo Monte Soares Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22209

Palavras-chave:

Irrigação automatizada. ESP32. Sensores de umidade. Automação agrícola. Eficiência hídrica.

Resumo

Este artigo propõe o desenvolvimento de um sistema de irrigação inteligente capaz de integrar dados meteorológicos e sensores locais de umidade do solo para otimizar o uso da água e reduzir desperdícios. A solução é baseada no microcontrolador ESP32, que se conecta à internet para obter informações de previsão do tempo, como probabilidade e volume de precipitação, e combina esses dados com as medições feitas diretamente no solo. A partir dessas informações, o sistema processa regras de decisão que determinam se a irrigação deve ser realizada, adiada ou ajustada em intensidade, evitando situações comuns em que a irrigação é realizada pouco antes de uma chuva, o que acarreta desperdício de recursos. Quando a irrigação é necessária, o ESP32 aciona a bomba d’agua, realizando o processo de forma automatizada. Além disso, o sistema pode enviar dados para plataformas de monitoramento online, permitindo que o usuário acompanhe em tempo real as condições do solo e do clima, bem como o histórico das irrigações. Dessa forma, a proposta busca promover a sustentabilidade ambiental, diminuir os custos de manutenção e modernizar práticas agrícolas, ao mesmo tempo em que contribui para melhores condições de trabalho no campo, unindo os conceitos de automação, internet das coisas e eficiência energética.

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Biografia do Autor

Samuel Victor Saraiva e Silva, UNIFSA

Bacharelado em Engenharia Elétrica- UNIFSA. 

Ítalo Rodrigo Monte Soares, Universidade Federal de Campina Grande

Prof orientador: Mestre em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Campina Grande.

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Publicado

2025-11-13

Como Citar

Silva, S. V. S. e, & Soares, Ítalo R. M. (2025). IRRIGAÇÃO AUTOMATIZADA POR ESP 32. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 3711–3723. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22209