MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Sandra Maria Daveli Sampaio Chistian Business School
  • Aliana Daveli de Oliveira Cristian Business School
  • Franciélen Braga Vainiaroski Centro Universitário de Santo André
  • Valquíria Cabral da Silva FAEST
  • Vanderleia da Silva Lobo Sampaio Centro Universitário Faveni
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22173

Palavras-chave:

Música. Educação Infantil. Ludicidade. Aprendizagem.

Resumo

Este artigo aborda a importância da música como ferramenta pedagógica no desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil. O estudo teve como objetivos investigar a música como recurso didático para o desenvolvimento infantil e compreender como os professores a utilizam em sua rotina pedagógica. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica, por meio da análise de livros, artigos e documentos que discutem a educação musical e a ludicidade na infância. Constatou-se que a música está presente nas atividades da Educação Infantil, sendo utilizada tanto para o ensino de conteúdos didáticos como o alfabeto e os números, quanto para promover momentos lúdicos, expressivos e de socialização. As canções infantis são empregadas como instrumentos que favorecem a atenção, o envolvimento e a motivação das crianças durante as atividades. Verificou-se, ainda, que a linguagem musical contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, motor, social e afetivo, além de tornar o ambiente escolar mais acolhedor, criativo e prazeroso. Conclui-se que a música, quando utilizada de forma intencional e pedagógica, ultrapassa o caráter recreativo, assumindo papel essencial na formação integral da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Maria Daveli Sampaio, Chistian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Chistian Business School; com Licenciatura em Matemática; Pedagogia e em Educação Especial; Especialista em Educação Matemática com ênfase em Matemática Financeira; Especialista em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção); Especialista em Pedagogia Empresarial, Educação Especial e Inclusão. 

Aliana Daveli de Oliveira, Cristian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Cristian Business School; Especialista em AEE – Atendimento Educacional Especializado e Salas de Recursos Multifuncionais; Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra UNISERRA. 

Franciélen Braga Vainiaroski, Centro Universitário de Santo André

Bacharel em Direito pela Faculdades Associadas de Ariquemes - FAAr; Pós-Graduada em Didática, Metodologia do Ensino Superior e Inovações Curriculares pelo Centro Universitário de Santo André - UNIA. 

Valquíria Cabral da Silva, FAEST

Licenciatura em Pedagogia pela Unisserra - FAEST, Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial, Alfabetização e Letramento.

Vanderleia da Silva Lobo Sampaio, Centro Universitário Faveni

Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni,Pós Graduada em ABA, Analise do Comportamento Aplicada no Centro Universitário Faveni.

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

Orientadora. PhD, doutora em ciências da educação, mestra em ciências da educação, especialista em escrita avançada, psicopedagoga,pedagoga, Professora e orientadora da Christian Business School  - CBS. 

Downloads

Publicado

2025-11-17

Como Citar

Sampaio, S. M. D., Oliveira, A. D. de, Vainiaroski, F. B., Silva, V. C. da, Sampaio, V. da S. L., & Silva, R. I. P. da. (2025). MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 4767–4780. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22173