COMPULSIVIDADE EM COMPRAS E IMPACTOS NA QUALIDADE DE VIDA: PERSPECTIVAS DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO BRASILEIRO À LUZ DA ABORDAGEM TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22130Palavras-chave:
Compulsão por compras. Consumismo. Qualidade de vida.Terapia Cognitivo-Comportamental.Resumo
Este artigo buscou discutir o impacto do consumismo e da compulsão por compras na qualidade de vida do sujeito no contexto brasileiro e identificar as intervenções da psicologia, através da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Foi utilizada a revisão integrativa, bem como a análise temática conceituada por Minayo (2007) como metodologia empregada para este trabalho. Os resultados discorrem que tanto o marketing digital, como o avanço da tecnologia e a influência contemporânea das redes e mídias sociais fazem parte do processo de avanço de comportamentos da compulsão por comprar, o que pode afetar de modo negativo a vivência do sujeito em todos os campos da vida, principalmente em aspectos financeiros, emocionais e sociais. Mediante a isso, a literatura propõe que intervenções e técnicas da Psicologia, dentro abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental, como a reestruturação cognitiva, a sensibilização encoberta e a exposição com prevenção de resposta demonstram potencial terapêutico, sendo efetiva a redução dos pensamentos e comportamentos compulsivos dentro da temática, em casos estudados. A partir disso, observa-se a necessidade de novas pesquisas relacionadas ao contexto brasileiro, bem como a ampliação de dados estatísticos e estudos para abranger maiores intervenções e a prevenção diante do cenário moderno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY