DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, SOCIAL E MOTOR NA INFÂNCIA

Autores

  • Maralise Pereira de Abreu Faculdade São Braz
  • Luana Maria Pereira Barbosa Escola Municipal de Carlópolis

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22123

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil. Desenvolvimento cognitivo. Desenvolvimento social. Desenvolvimento motor.

Resumo

O desenvolvimento infantil abrange dimensões cognitivas, sociais e motoras, sendo essencial para a formação integral da criança. Este estudo teve como objetivo analisar os principais aspectos do desenvolvimento na infância, destacando a importância da estimulação adequada. A pesquisa foi de natureza teórica e exploratória, baseada em revisão de literatura em bases como SciELO, Portal do MEC e BNCC. Os resultados apontam que práticas pedagógicas planejadas, que envolvem atividades lúdicas, leitura de imagens e mediação no brincar, contribuem significativamente para o desenvolvimento do raciocínio lógico, linguagem, habilidades sociais e coordenação motora. Além disso, a atuação qualificada dos educadores e a criação de contextos educativos significativos são fundamentais para promover o desenvolvimento global da criança e reduzir desigualdades educacionais. Conclui-se que investir em estímulos adequados desde a primeira infância é determinante para a construção da autonomia, da aprendizagem e da convivência social, com efeitos positivos ao longo da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maralise Pereira de Abreu, Faculdade São Braz

Pedagoga - Educação Infantil, Rede municipal Carlópolis - PR, Graduada Pedagogia - Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz. Artes Visuais. - Universidade Metropolitana de Santos. Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva. - Facibra faculdade São Braz. Transtornos do espectro autista e transtornos globais do desenvolvimento. Arte terapia e educação - Faculdade São Braz.

Luana Maria Pereira Barbosa, Escola Municipal de Carlópolis

Pedagoga - Escola Municipal de Carlópolis - PR, Graduada em Pedagogia na Faculdade do Norte Pioneiro – FANORPI, Pós-graduada em Educação Infantil na Bagozzi. Atuando na Educação Infantil.

Downloads

Publicado

2025-11-13

Como Citar

Abreu, M. P. de, & Barbosa, L. M. P. (2025). DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, SOCIAL E MOTOR NA INFÂNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 3349–3357. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22123