DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, SOCIAL E MOTOR NA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22123Palabras clave:
Desenvolvimento infantil. Desenvolvimento cognitivo. Desenvolvimento social. Desenvolvimento motor.Resumen
O desenvolvimento infantil abrange dimensões cognitivas, sociais e motoras, sendo essencial para a formação integral da criança. Este estudo teve como objetivo analisar os principais aspectos do desenvolvimento na infância, destacando a importância da estimulação adequada. A pesquisa foi de natureza teórica e exploratória, baseada em revisão de literatura em bases como SciELO, Portal do MEC e BNCC. Os resultados apontam que práticas pedagógicas planejadas, que envolvem atividades lúdicas, leitura de imagens e mediação no brincar, contribuem significativamente para o desenvolvimento do raciocínio lógico, linguagem, habilidades sociais e coordenação motora. Além disso, a atuação qualificada dos educadores e a criação de contextos educativos significativos são fundamentais para promover o desenvolvimento global da criança e reduzir desigualdades educacionais. Conclui-se que investir em estímulos adequados desde a primeira infância é determinante para a construção da autonomia, da aprendizagem e da convivência social, com efeitos positivos ao longo da vida.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY