DOCÊNCIA ASSISTIDA POR IA: IMPACTOS COGNITIVOS E EMOCIONAIS NO TRABALHO EDUCACIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22097Palavras-chave:
Inteligência Artificial na Educação. Burnout Docente. Carga Cognitiva. Bem-estar Emocional. Ética Educacional.Resumo
A integração da Inteligência Artificial (IA) no contexto educacional tem transformado profundamente as práticas docentes, gerando impactos significativos nas dimensões cognitivas e emocionais do trabalho educacional. Este artigo examina os efeitos da implementação de ferramentas de IA na educação, analisando tanto os benefícios potenciais quanto os desafios emergentes para professores e estudantes. Através de uma revisão sistemática da literatura recente (2023-2025), identificamos que a IA pode reduzir a sobrecarga administrativa dos docentes em 20-40%, mas também introduz novos estressores relacionados à adaptação tecnológica e preocupações éticas. Os resultados indicam que 82% dos educadores relatam necessidade de maior equilíbrio na carga de trabalho, enquanto 44% experimentam burnout frequente. A personalização do aprendizado mediada por IA demonstrou melhorias de 32,5% no desempenho acadêmico, mas levanta questões sobre isolamento social e dependência tecnológica. Concluímos que a implementação responsável da IA na educação requer uma abordagem equilibrada que preserve as relações humanas essenciais ao processo educativo, enquanto aproveita o potencial transformador da tecnologia para melhorar os resultados de aprendizagem e o bem-estar docente.
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