DOCÊNCIA ASSISTIDA POR IA: IMPACTOS COGNITIVOS E EMOCIONAIS NO TRABALHO EDUCACIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Luciano Roberto da Silva Leal Instituto Federal Baiano
  • Antonio Tales Sampaio Gomes CENTEC
  • Joelma Aparecida Krepel Secretaria Municipal de Educação em Ponta Grossa
  • Johnatan Feliciano dos Santos UNINASSAU
  • Elisangela da Hora Mendonça UNIBF

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22097

Palavras-chave:

Inteligência Artificial na Educação. Burnout Docente. Carga Cognitiva. Bem-estar Emocional. Ética Educacional.

Resumo

A integração da Inteligência Artificial (IA) no contexto educacional tem transformado profundamente as práticas docentes, gerando impactos significativos nas dimensões cognitivas e emocionais do trabalho educacional. Este artigo examina os efeitos da implementação de ferramentas de IA na educação, analisando tanto os benefícios potenciais quanto os desafios emergentes para professores e estudantes. Através de uma revisão sistemática da literatura recente (2023-2025), identificamos que a IA pode reduzir a sobrecarga administrativa dos docentes em 20-40%, mas também introduz novos estressores relacionados à adaptação tecnológica e preocupações éticas. Os resultados indicam que 82% dos educadores relatam necessidade de maior equilíbrio na carga de trabalho, enquanto 44% experimentam burnout frequente. A personalização do aprendizado mediada por IA demonstrou melhorias de 32,5% no desempenho acadêmico, mas levanta questões sobre isolamento social e dependência tecnológica. Concluímos que a implementação responsável da IA na educação requer uma abordagem equilibrada que preserve as relações humanas essenciais ao processo educativo, enquanto aproveita o potencial transformador da tecnologia para melhorar os resultados de aprendizagem e o bem-estar docente.

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Biografia do Autor

Luciano Roberto da Silva Leal, Instituto Federal Baiano

Doutorando e Mestre em Engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco (UPE). Professor no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) -Câmpus Senhor do Bonfim.

Antonio Tales Sampaio Gomes, CENTEC

Especialista em ensino de física e da matemática pela FAVENI. Especialista em Energias renováveis pelo CENTEC. Licenciatura em física pelo Instituto Federal do Ceará e Licenciatura em Matemática pela Universidade Cidade Verde. C. Docente na SEDUC-CE. 

Joelma Aparecida Krepel, Secretaria Municipal de Educação em Ponta Grossa

Mestranda do PROFEI (Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Bolsista da Fundação Araucária. Docente na Secretaria Municipal de Educação em Ponta Grossa -PR. 

Johnatan Feliciano dos Santos, UNINASSAU

Especialista em Análise de Dados pela Estácio. Engenheiro Eletricista pela UNINASSAU.

Elisangela da Hora Mendonça, UNIBF

Especialista em Educação Especial pela UNIBF. Licenciada em Ciências Sociais e Filosofia pela UNIBF. 

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Publicado

2025-11-11

Como Citar

Leal, L. R. da S., Gomes, A. T. S., Krepel, J. A., Santos, J. F. dos, & Mendonça, E. da H. (2025). DOCÊNCIA ASSISTIDA POR IA: IMPACTOS COGNITIVOS E EMOCIONAIS NO TRABALHO EDUCACIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 2523–2536. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22097