ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A GESTANTE COM PRÉ-ECLAMPSIA NA ATENÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22076

Palavras-chave:

Pré-Eclâmpsia. Assistência de Enfermagem. Atenção Básica. Monitoramento da Gestante. Acompanhamento Pré-natal.

Resumo

A eclâmpsia se trata de condição severa relacionada ao aumento da pressão arterial durante a gestação, caracterizada por um início rápido e perigoso. A pré-eclâmpsia gera preocupação entre os profissionais de saúde devido aos perigos que representa tanto para a mãe quanto para o bebê. Considerando a complexidade da pré-eclâmpsia, o profissional de enfermagem deve ser qualificado para acompanhar o pré-natal. Nesse contexto, o estudo objetiva analisar a assistência do enfermeiro às gestantes com pré-eclâmpsia no contexto da atenção básica, ao observar as práticas de cuidado adotadas pelos profissionais de enfermagem durante o pré-natal. Para tal fim o estudo caracteriza-se como uma Revisão de Literatura Integrativa com abordagem qualitativa, em conformidade com as orientações do relatório PRISMA, em que se realizou buscas nas bases de dados BVS, LILACS, PubMed, Scielo e CAPES, de estudos científicos publicados entre 2019 e 2024, utilizando os seguintes descritores: “Pré-Eclâmpsia”, “Assistência de Enfermagem”, “Atenção Básica”, “Monitoramento da Gestante”, “ Acompanhamento Pré-natal”, por meio da estratégia PICO. A amostra final composta por 18 estudos demonstra que a assistência de enfermagem à gestante com pré-eclâmpsia na atenção básica é fundamental para prevenir complicações maternas e fetais, pois permite o rastreio precoce, a identificação de fatores de risco e a aplicação de cuidados clínicos e educativos que garantem um prognóstico mais seguro. Verificou-se que o papel do enfermeiro vai além do atendimento técnico, incluindo ações de acolhimento, humanização e educação em saúde, essenciais para aumentar a adesão ao acompanhamento pré-natal e diminuir complicações relacionadas à doença. No entanto, ainda existem obstáculos ligados a barreiras estruturais, socioeconômicas e organizacionais, que podem afetar a eficácia da assistência fornecida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Ravena Rodrigues, Centro Universitário Santo Agostinho

Graduanda em Enfermagem no Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA.

Samara Souza e Silva, Centro Universitário Santo Agostinho

Graduanda em Enfermagem no Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA.

Dean Douglas Ferreira de Olivindo, Centro Universitário Santo Agostinho

Enfermeiro. Advogado. Docente do Centro Universitário Santo Agostinho-UNIFSA Mestre em Enfermagem- UFPI; Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente-UFPI.

 

Downloads

Publicado

2025-11-14

Como Citar

Rodrigues, R. R., Silva, S. S. e, & Olivindo, D. D. F. de. (2025). ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A GESTANTE COM PRÉ-ECLAMPSIA NA ATENÇÃO BÁSICA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 4241–4255. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22076