INCLUSÃO ESCOLAR ATRAVÉS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores

  • Glace Mary Silveira Araújo Lima de Souza Christian Business School
  • Maria do Amparo Vieira dos Santos Secretária Municipal de Educação  de Alagoas
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22062

Palavras-chave:

Educação. Educação inclusiva. Atendimento educacional especializado.

Resumo

A presente pesquisa se esforça em fazer uma análise da educação inclusiva e do atendimento educacional especializado, para isso se fez um panorama da educação inclusiva, com um histórico contextual de pontos importantes dessa modalidade pedagógica, principalmente no contexto brasileiro. A pergunta que permeou todo o intento do trabalho foi como se dá o atendimento especializado dentro das escolas regulares. Quais os entraves que professores, comunidade acadêmica, pais e alunos com necessidades especiais enfrentam para acessar um ensino/aprendizagem de qualidade e que forme cidadãos plenos de seus direitos e potencialidades? Para responde- la se utilizou de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, como um método de revisão sistemática de bibliografia dentro da área. O trabalho foi dividido em duas partes, sendo a primeira um panorama e análise sobre a educação inclusiva e seus marcos principais. O segundo tópico dedicado ao atendimento educacional especializado contando com revisão bibliográfica para compreender os principais entraves e avanços dessa forma de educação. Por fim à conclusão que pretendeu responder à pergunta colocada de maneira satisfatória, sendo que compreendeu as dificuldades dessa forma de ensino.

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Biografia do Autor

Glace Mary Silveira Araújo Lima de Souza, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela CBS. Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensinos Superiores de Maceió - CESMAC , Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná - Unopar , Pós-graduada  em Neuropsicologia e Transtornos do Aprendizado pelo Instituto Brasil de Ensino - IBRA, Pós-graduada em Educação Especial - pelo Instituto Brasil de Ensino- IBRA , Pós- graduada em ABA - Análise do Comportamento Aplicado - pelo Instituto Brasil de Ensino, Pós- graduada em Recursos Humanos pela Unifal/FIC - Faculdade Figueiredo Costa , Pós-graduada em Gestão Escolar pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Professora efetiva da Educação Especial  da Secretaria Estadual de Educação de Alagoas ( SEDUC/AL).

Maria do Amparo Vieira dos Santos, Secretária Municipal de Educação  de Alagoas

Pós-graduada em Pedagogia pelo UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas), Pós – graduada em Educação Infantil pela CESAMA (Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de Arapiraca), Pós-graduada em Educação Especial pela FITEC (Faculdade Ibra de Tecnologia), Professora Efetiva do Secretária Municipal de Educação  de Alagoas – SEMED.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Pós-doutor em Educação CBS.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409. 

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Publicado

2025-11-10

Como Citar

Souza, G. M. S. A. L. de, Santos, M. do A. V. dos, & Coutinho, D. J. G. (2025). INCLUSÃO ESCOLAR ATRAVÉS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 2143–2154. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22062