IMAGENS DO CORPO HUMANO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE DISTINTAS EDIÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA

Autores

  • Licia Mirele Mendes do Nascimento Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Alessandra Alexandre Freixo Universidade Estadual de Feira de Santanda

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.21937

Palavras-chave:

Ensino de Biologia. Corpo. Representatividade. PNLD.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar de que forma as imagens de corpo humano são apresentadas em duas coleções de livros didáticos de biologia: “Moderna Plus” – Ciências Da Natureza E Suas Tecnologias, da Editora Moderna, do ano de 2020; e “Biologia em Contexto”, também da Editora Moderna, do ano de 2013. A partir de critérios qualitativos e quantitativos, buscou-se identificar, classificar e analisar utilizando aspectos plurais e inclusivos que permeiam esses corpos. Os resultados demonstram o uso de ilustrações e fotografias para representar o corpo humano, e uma preocupação nos livros mais recentes com a representatividade dos corpos, demonstrando um avanço nos aspectos de gênero, étnico-raciais, numa perspectiva interseccional. No entanto, ainda existe um grande déficit nas abordagens inclusivas e de corpos atípicos. Os avanços existem, mas em certos aspectos ainda há necessidade de ampliar as discussões em torno do tema das representações do corpo humano nos livros didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Licia Mirele Mendes do Nascimento, Universidade Estadual de Feira de Santana

Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Alessandra Alexandre Freixo, Universidade Estadual de Feira de Santanda

Plena do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (DEDU/UEFS); Doutora em Ciências Sociais (CPDA/UFRRJ). 

Downloads

Publicado

2026-01-19

Como Citar

Nascimento, L. M. M. do, & Freixo, A. A. (2026). IMAGENS DO CORPO HUMANO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE DISTINTAS EDIÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(1), 1–15. https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.21937