A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA: UMA REVISÃO

Autores

  • Ivanice Maria de Albuquerque Universidade Federal de Pernambuco
  • Islane Cristina Martins Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2190

Palavras-chave:

Cursos de pedagogia. Educação. Lei 10.639/2003. Relações étnico-raciais.

Resumo

Faz-se necessário desconstruir preconceitos e discriminação racial na sociedade, ressignificando a qualidade da prática docente e desfazendo crenças limitantes nos sujeitos, estimulando a prática da busca dos seus direito legais como cidadão. E tem como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura a fim de relatar como é a educação das relações étnico-raciais nos cursos de pedagogia. Como material e método utilizado para a execução desse trabalho, realizamos uma busca da literatura em maio de 2021, nas bases de dados Periódicos Capes e Google Acadêmico utilizando as palavras-chave: ‘’Cursos de pedagogia’’ AND ‘’Educação’’ AND ‘’Lei 10.639/2003’’ AND e ‘’Relações étnico-raciais’’ e, em inglês Education AND Ethnic-racial relationships AND Law 10.639/2003 AND Pedagogy course. A pesquisa possibilitou identificar 02 artigos condizentes aos critérios estabelecidos. Os resultados dessa busca foram 531 artigos e após o critério de exclusão 529 artigos não foram elegíveis. Dos 02 elegíveis para a pesquisa, 100% mostram que não é dada a devida importância à temática ou a mesma vem sendo ministrada apenas para cumprir o cronograma curricular como disciplinas optativas. Portanto, concluímos que alguns estudantes do curso de pedagogia, dessas universidades, não apresentaram interesse na temática étnico-racial. Além disso, esse conteúdo não tinha muita divulgação, quando ministrada, ela era apresentada de forma despretensiosa.  E, esse fato é reforçado sendo a disciplina eletiva, cabendo ao aluno decidir cursar ou não.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanice Maria de Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela AVM Faculdade Integrada; ivanicemaria36@gmail.com.

Islane Cristina Martins, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Neurociências - Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco . (UFPE); Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901 ORCID:https://orcid.org/0000-0003-2351-2730 contato@institutoislanemartins.com.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Albuquerque, I. M. de ., & Martins, I. C. . (2021). A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA: UMA REVISÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 261–275. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2190