A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA: UMA REVISÃO

Autores/as

  • Ivanice Maria de Albuquerque Universidade Federal de Pernambuco
  • Islane Cristina Martins Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2190

Palabras clave:

Cursos de pedagogia. Educação. Lei 10.639/2003. Relações étnico-raciais.

Resumen

Faz-se necessário desconstruir preconceitos e discriminação racial na sociedade, ressignificando a qualidade da prática docente e desfazendo crenças limitantes nos sujeitos, estimulando a prática da busca dos seus direito legais como cidadão. E tem como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura a fim de relatar como é a educação das relações étnico-raciais nos cursos de pedagogia. Como material e método utilizado para a execução desse trabalho, realizamos uma busca da literatura em maio de 2021, nas bases de dados Periódicos Capes e Google Acadêmico utilizando as palavras-chave: ‘’Cursos de pedagogia’’ AND ‘’Educação’’ AND ‘’Lei 10.639/2003’’ AND e ‘’Relações étnico-raciais’’ e, em inglês Education AND Ethnic-racial relationships AND Law 10.639/2003 AND Pedagogy course. A pesquisa possibilitou identificar 02 artigos condizentes aos critérios estabelecidos. Os resultados dessa busca foram 531 artigos e após o critério de exclusão 529 artigos não foram elegíveis. Dos 02 elegíveis para a pesquisa, 100% mostram que não é dada a devida importância à temática ou a mesma vem sendo ministrada apenas para cumprir o cronograma curricular como disciplinas optativas. Portanto, concluímos que alguns estudantes do curso de pedagogia, dessas universidades, não apresentaram interesse na temática étnico-racial. Além disso, esse conteúdo não tinha muita divulgação, quando ministrada, ela era apresentada de forma despretensiosa.  E, esse fato é reforçado sendo a disciplina eletiva, cabendo ao aluno decidir cursar ou não.

Biografía del autor/a

Ivanice Maria de Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela AVM Faculdade Integrada; ivanicemaria36@gmail.com.

Islane Cristina Martins, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Neurociências - Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco . (UFPE); Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901 ORCID:https://orcid.org/0000-0003-2351-2730 contato@institutoislanemartins.com.

Publicado

2021-09-30

Cómo citar

Albuquerque, I. M. de ., & Martins, I. C. . (2021). A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA: UMA REVISÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 261–275. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2190