O COMPORTAMENTO DE COMPRA ONLINE E O USO DA INTERNET COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NO VAREJO CALÇADISTA EM JUAZEIRO DO NORTE-CE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21854Palavras-chave:
Comportamento de compra online. Internet. Varejo calçadista. Estratégias digitais. Comércio eletrônico. Marketing digital.Resumo
A economia do Cariri cearense, especialmente na cidade de Juazeiro do Norte, destaca-se pela expressiva atuação do setor calçadista e pelo turismo religioso. A consolidação desse ambiente tem estimulado o desenvolvimento do comércio local e a atração de grandes empresas do setor. Entretanto, a crescente competitividade exige que o varejo local adote estratégias que garantam a diferenciação e sustentabilidade de seus negócios. Diante desse cenário, o uso da internet se apresenta como um recurso estratégico essencial capaz de ampliar a visibilidade das empresas, fortalecer o relacionamento com consumidores e potencializar as vendas. O presente artigo, originalmente baseado no trabalho de Saraiva (2015), tem como objetivo analisar a contribuição das ações digitais no desempenho do varejo calçadista da cidade de Juazeiro do Norte, identificando como o comportamento de compra online vem se consolidando entre os consumidores locais. A pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, envolveu consumidores, empresas varejistas e empreendedores do setor de tecnologia da informação, visando compreender as oportunidades e desafios da digitalização no varejo regional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY