O COMPORTAMENTO DE COMPRA ONLINE E O USO DA INTERNET COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NO VAREJO CALÇADISTA EM JUAZEIRO DO NORTE-CE

Autores

  • Piedley Macedo Saraiva UNIFAP
  • José Helvis Ribeiro de Lima
  • Anna Dhara Ferreira de Andrade
  • Luciana Chagas de Medeiros
  • Ana Michelliny de Menezes Pereira
  • Camila Dantas da Silva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21854

Palavras-chave:

Comportamento de compra online. Internet. Varejo calçadista. Estratégias digitais. Comércio eletrônico. Marketing digital.

Resumo

A economia do Cariri cearense, especialmente na cidade de Juazeiro do Norte, destaca-se pela expressiva atuação do setor calçadista e pelo turismo religioso. A consolidação desse ambiente tem estimulado o desenvolvimento do comércio local e a atração de grandes empresas do setor. Entretanto, a crescente competitividade exige que o varejo local adote estratégias que garantam a diferenciação e sustentabilidade de seus negócios. Diante desse cenário, o uso da internet se apresenta como um recurso estratégico essencial capaz de ampliar a visibilidade das empresas, fortalecer o relacionamento com consumidores e potencializar as vendas. O presente artigo, originalmente baseado no trabalho de Saraiva (2015), tem como objetivo analisar a contribuição das ações digitais no desempenho do varejo calçadista da cidade de Juazeiro do Norte, identificando como o comportamento de compra online vem se consolidando entre os consumidores locais. A pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, envolveu consumidores, empresas varejistas e empreendedores do setor de tecnologia da informação, visando compreender as oportunidades e desafios da digitalização no varejo regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Piedley Macedo Saraiva, UNIFAP

Professor/orientador, UNIFAP – Área de gestão. 

José Helvis Ribeiro de Lima

Curso, Administração.

Anna Dhara Ferreira de Andrade

Curso, Administração.

Luciana Chagas de Medeiros

Curso, Serviço Social. 

Ana Michelliny de Menezes Pereira

Curso, Gestão Comercial. 

Camila Dantas da Silva

Curso, Marketing.

Downloads

Publicado

2025-10-31

Como Citar

Saraiva, P. M., Lima, J. H. R. de, Andrade, A. D. F. de, Medeiros, L. C. de, Pereira, A. M. de M., & Silva, C. D. da. (2025). O COMPORTAMENTO DE COMPRA ONLINE E O USO DA INTERNET COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NO VAREJO CALÇADISTA EM JUAZEIRO DO NORTE-CE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 5683–5687. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21854