DO CONHECIMENTO À AÇÃO: O USO DE TIC NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Diogo Schröpfer Universidade Federal de Santa Maria
  • Patrícia Loriane Falk Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21850

Palavras-chave:

Tecnologias. Formação. Estudo.

Resumo

O presente estudo realiza um mapeamento sistemático de pesquisas sobre a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) durante o Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Matemática. Foram selecionadas oito teses e dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), entre 2015 e 2025, utilizando uma metodologia qualitativa. A análise dos trabalhos seguiu as três fases da Análise de Conteúdo de Bardin (2016): (1) pré-análise e seleção dos documentos; (2) exploração e categorização das informações; e (3) tratamento e interpretação dos resultados. A análise identificou três eixos principais: Experiências Práticas e Desafios, que aborda a confrontação dos licenciandos com a realidade escolar e a infraestrutura; Fundamentos Teóricos e Modelos de Formação, que destaca o papel de referenciais como TPACK e Atividade Orientadora de Ensino (AOE); e Análise Curricular e Institucional, que aponta a fragmentação e a falta de transversalidade das TIC nos documentos oficiais. As conclusões reforçam que a integração crítica das tecnologias exige uma reformulação curricular, o fortalecimento da articulação entre teoria e prática e ações intencionais, superando o foco meramente instrumental. O estudo sinaliza a urgência de formar professores aptos a utilizar as TIC com intencionalidade pedagógica, enfrentando os desafios da era digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Schröpfer, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Educação Matemática, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. 

Patrícia Loriane Falk, Universidade Federal de Santa Maria

]Mestranda em Educação Matemática / Professora concursada do estado do Rio Grande do Sul Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Downloads

Publicado

2025-10-31

Como Citar

Schröpfer, D., & Falk, P. L. (2025). DO CONHECIMENTO À AÇÃO: O USO DE TIC NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 5754–5767. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21850