DO CONHECIMENTO À AÇÃO: O USO DE TIC NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21850Palavras-chave:
Tecnologias. Formação. Estudo.Resumo
O presente estudo realiza um mapeamento sistemático de pesquisas sobre a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) durante o Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Matemática. Foram selecionadas oito teses e dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), entre 2015 e 2025, utilizando uma metodologia qualitativa. A análise dos trabalhos seguiu as três fases da Análise de Conteúdo de Bardin (2016): (1) pré-análise e seleção dos documentos; (2) exploração e categorização das informações; e (3) tratamento e interpretação dos resultados. A análise identificou três eixos principais: Experiências Práticas e Desafios, que aborda a confrontação dos licenciandos com a realidade escolar e a infraestrutura; Fundamentos Teóricos e Modelos de Formação, que destaca o papel de referenciais como TPACK e Atividade Orientadora de Ensino (AOE); e Análise Curricular e Institucional, que aponta a fragmentação e a falta de transversalidade das TIC nos documentos oficiais. As conclusões reforçam que a integração crítica das tecnologias exige uma reformulação curricular, o fortalecimento da articulação entre teoria e prática e ações intencionais, superando o foco meramente instrumental. O estudo sinaliza a urgência de formar professores aptos a utilizar as TIC com intencionalidade pedagógica, enfrentando os desafios da era digital.
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