ENTRE LETRAS E REGRAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA ORTOGRAFIA NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Paulo Santiago de Sousa UNESP
  • Gleiciany de Jesus Almeida UFPA
  • Quérica de Kássia Ferreira Ramos UFPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21840

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Ortografia. Ensino fundamental.

Resumo

O presente trabalho decorre de uma experiência vivenciada no Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa e suas Literaturas em contextos de Inclusão, componente curricular obrigatório do curso de Letras Língua Portuguesa, da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança. Esse estudo tem o objetivo de analisar os desafios enfrentados no ensino-aprendizagem da ortografia do português brasileiro em período pós-pandemia em uma turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual localizada no meio urbano do município de Bragança, Pará. Assim sendo, tomaram-se por base teórica os estudos de Morais (1999, 2003, 2005, 2007), Antunes (2007), Bechara (2011) e Ferreiro e Teberosky (1986), que discutem abordagens da área de ensino-aprendizagem da ortografia em sala de aula. A metodologia deu-se por meio da aplicação de um questionário estruturado aos discentes da referida unidade escolar, cujas perguntas estavam relacionadas às dificuldades na aprendizagem do sistema ortográfico vigente. O resultado da pesquisa aponta para a necessidade de se usar metodologias diversificadas para melhor eficácia na assimilação e uso adequado da ortografia.

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Biografia do Autor

Paulo Santiago de Sousa, UNESP

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP). 

Gleiciany de Jesus Almeida, UFPA

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa (UFPA).

Quérica de Kássia Ferreira Ramos, UFPA

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa (UFPA). 

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Publicado

2025-11-20

Como Citar

Sousa, P. S. de, Almeida, G. de J., & Ramos, Q. de K. F. (2025). ENTRE LETRAS E REGRAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA ORTOGRAFIA NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 6099–6107. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21840