FORMAÇÃO CONTINUADA: IMPACTOS NA QUALIFICAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Maria da Glória Nery da Silva Christian Business School
  • Janice Leite da Silva Santos Cristhian Business School
  • Geise Luciane Carvalho de Almeida da Silva Christian Business School
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21828

Palavras-chave:

Formação Continuada. Qualificação. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a formação continuada de professores como processo situado, colaborativo e de longa duração, enfatizando seu papel na qualificação do ensino e da aprendizagem, contrapondo-se modelos prescritivos e episódicos a perspectivas que reconhecem o docente como sujeito de saber, produtor de conhecimento e protagonista da própria trajetória formativa. Com base em referências como Nóvoa, Tardif, Shulman, Darling-Hammond, Fullan, Pimenta e outros, o discurso argumenta que programas coerentes com o cotidiano escolar elevam a qualidade pedagógica, reduzem variabilidades entre turmas, fomentam práticas reflexivas e favorecem a equidade. Da mesma forma restam problematizados os desafios recorrentes, como a dissociação entre teoria e prática, a precarização de condições de trabalho e o tempo exíguo, apontando-se a necessidade de políticas e culturas institucionais que sustentem ciclos de planejamento, observação, reflexão e devolutivas formativas. Conclui-se, desde logo, a importância de ser implementada uma visão crítica e política da formação, ancorada na escola como lugar vivo de produção de saberes e na valorização da experiência docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Glória Nery da Silva, Christian Business School

Mestranda em ciências da educação pela Christian Business School,especialista em necessidades especiais e graduada em pedagogia.

Janice Leite da Silva Santos, Cristhian Business School

Mestranda em ciências da educação pela Christian Business School. especialista em psicopedagogia institucional e clínica, graduada em pedagógica.

Geise Luciane Carvalho de Almeida da Silva, Christian Business School

Mestranda em ciências da educação pela Christian Business School. Especialista em educação especial inclusiva pela Uniasselvi. Graduada em pedagogia pela Uninter e professora do município de Macapá.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Licenciatura em plena em ciências biológicas. Doutor em biologia pela UFPE. Professor, orientador da Christian Business School. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Downloads

Publicado

2025-10-28

Como Citar

Silva, M. da G. N. da, Santos, J. L. da S., Silva, G. L. C. de A. da, & Coutinho, D. J. G. (2025). FORMAÇÃO CONTINUADA: IMPACTOS NA QUALIFICAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 4702–4714. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21828