DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA E ATUAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR NO PARANÁ: IMPACTO DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº 635.659/2024

Autores

  • Jillian Alexandre Alves Cardoso UNICSUL
  • Weslley Toshiharu Massaki UNICSUL

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21788

Palavras-chave:

Descriminalização. Cannabis sativa. Polícia Militar. Segurança Pública. Supremo Tribunal Federal (STF).

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar os impactos da alteração legislativa decorrente do Recurso Extraordinário nº 635.659/2024, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a atuação da Polícia Militar do Estado do Paraná no enfrentamento do uso de drogas para consumo pessoal. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e documental, apoiada em dados estatísticos comparativos entre os períodos anterior e posterior à decisão. A análise revelou uma redução de 23,6% no número de Termos Circunstanciados lavrados, passando de 7.044 para 5.380 registros, indicando que a nova interpretação jurídica impactou diretamente na rotina operacional da Corporação. Embora o mês de setembro de 2024 tenha apresentado aumento pontual de registros, o padrão geral foi de queda, especialmente, após a reclassificação do porte de até 40 gramas de cannabis sativa como infração administrativa. Persistem, entretanto, desafios relativos à caracterização do tráfico, à manutenção da cadeia de custódia e à necessidade de padronização dos procedimentos operacionais. O estudo contribuiu para compreender os reflexos da descriminalização da maconha sobre a segurança pública, destacando a importância da atualização normativa e da capacitação profissional da Polícia Militar do Paraná para o enfrentamento da problemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jillian Alexandre Alves Cardoso, UNICSUL

Oficial da Polícia Militar do Paraná, bacharel em Direito pela UNICSUL. Especialista em Análise Criminal. Atua como professor da Escola Superior de Segurança Pública (APMG/UNESPAR). Membro da Comissão de Controle e Acompanhamento da Letalidade e do Uso da Força da PMPR e integrante da Câmara Técnica de Análise Criminal.

Weslley Toshiharu Massaki, UNICSUL

Oficial da Polícia Militar do Paraná, bacharel em Direito pela UNICSUL e especialista em Ciências Jurídicas, Direito Penal e Investigação Forense.

Downloads

Publicado

2025-10-24

Como Citar

Cardoso, J. A. A., & Massaki, W. T. (2025). DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA E ATUAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR NO PARANÁ: IMPACTO DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº 635.659/2024. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 4306–4329. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21788