A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE NO PROCESSO DE ENFRENTAMENTO DO LUTO

Autores

  • Núbia de Lima Veiga Centro Universitário de Itaperuna
  • Mariana Fernandes Ramos dos Santos Centro Universitário de Itaperuna

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21765

Palavras-chave:

Luto. Psicanálise. Análise; Morte.

Resumo

Este artigo de conclusão de curso tem como objetivo investigar a importância da análise, com ênfase na psicanálise, no processo de enfrentamento do luto. O luto é a resposta emocional à morte, um evento inerente de todo ser humano. É caracterizado por um conjunto de reações emocionais, cognitivas e comportamentais que são consideradas uma resposta adaptativa à perda. A importância deste trabalho encontra-se na avaliação dos impactos positivos da análise na elaboração do luto, temática que vem assumindo uma posição de extremo destaque no cenário global. O objetivo geral do trabalho é analisar o que os autores compreendem sobre o luto, mediante uma revisão teórica acerca de investigar a relevância da análise psicanalítica no seu processo de enfrentamento do mesmo. Já os objetivos específicos são promover uma discussão sobre o luto explorando seus conceitos e suas diferentes formas de manifestação, definir o que é luto normal e luto patológico e desta forma conseguir identificar os principais sintomas e fases do luto. A psicanálise, desde os tempos de Freud, tem fornecido insights valiosos sobre os mecanismos inconscientes que regulam nossas reações emocionais diante da perda. Desta forma a análise psicanalítica proporciona ao sujeito a compreender os sentimentos mais complexos relacionados ao luto auxiliando o indivíduo a enfrentar a dor de maneira mais saudável e adaptativa. O papel da análise neste contexto é ajudar o indivíduo a encontrar meios para conseguir entender o que se passa e, o porquê da necessidade de vivenciar as fases deste processo tão necessário para a saúde mental, entendendo como um processo natural. Com o suporte da análise é possível que o indivíduo venha explorar seus sentimentos mais profundos a encontrar significado na perda. A pesquisa apresentada é de caráter qualitativo, com o estudo bibliográfico que tem por objetivo examinar a importância da análise no processo de enfrentamento ao luto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Núbia de Lima Veiga, Centro Universitário de Itaperuna

Discente do curso de Psicologia  Afya Centro Universitário De Itaperuna. 

Mariana Fernandes Ramos dos Santos, Centro Universitário de Itaperuna

Docente e Supervisora em Psicologia AFYA Centro Universitário de Itaperuna. Psicóloga. Neuropsicóloga. Neuropsicopedagoga. Mestre em Psicologia. Terapeuta Cognitiva Comportamental. Pós graduada em Saúde Mental, Psiquiatria com ênfase em Saúde Mental, Reabilitação Neuropsicológica.

Downloads

Publicado

2025-11-30

Como Citar

Veiga, N. de L., & Santos, M. F. R. dos. (2025). A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE NO PROCESSO DE ENFRENTAMENTO DO LUTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 9582–9593. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21765