PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS: SABERES, PRÁTICAS E POSSIBILIDADES

2ª edição

Autores

  • Hermócrates Gomes Melo Júnior
  • Vera Cristina Souza Teracin
  • Tatiana Petúlia Araújo da Silva
  • Vânia da Silva Mendes Narciso
  • Josefa Samara da Conceição Carlos

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Formação docente. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).

Resumo

A presente obra reúne um conjunto de reflexões e estudos que convergem em um propósito comum: repensar práticas, valores e perspectivas no campo educacional e social diante das transformações do século XXI. Em cada capítulo, os autores exploram dimensões complementares do ato de educar e de cuidar, destacando o papel da inclusão, da inovação tecnológica e da formação humana como pilares de uma sociedade mais justa, participativa e solidária.

As temáticas aqui reunidas percorrem diferentes cenários, da relação professor-aluno nas Salas de Recursos Multifuncionais à acessibilidade no ambiente escolar; do uso do lúdico como ferramenta de aprendizagem na Educação Infantil ao desenvolvimento de competências mediadas por mídias digitais. Essas abordagens dialogam com a realidade contemporânea das escolas e instituições de ensino, que enfrentam o desafio de integrar tecnologias, promover aprendizagens significativas e garantir a participação plena de todos os estudantes, independentemente de suas condições ou limitações.

Os textos também avançam para outras esferas do conhecimento, como o estudo sobre o aperfeiçoamento da administração de enfermidades crônicas no ambiente da saúde, que amplia o horizonte da inclusão para o campo da atenção integral e do cuidado humanizado. Somam-se a ele as análises sobre os desafios e potencialidades das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), a atuação do profissional de Atendimento Educacional Especializado - AEE e o uso das mídias digitais na inclusão de estudantes elegíveis, todos evidenciando o poder transformador da educação aliada à tecnologia, à pesquisa e à sensibilidade humana.

Cada artigo, a seu modo, revela o compromisso dos autores com a formação de sujeitos críticos, criativos e conscientes de seu papel social. Trata-se de um convite à reflexão sobre práticas pedagógicas mais inclusivas e inovadoras, capazes de romper barreiras, ressignificar saberes e construir caminhos de aprendizagem mais equitativos e colaborativos.

Mais do que um compilado de pesquisas, esta coletânea é um espaço de diálogo, um convite à ação e uma celebração da educação enquanto força emancipadora e integradora. Que sua leitura inspire novas ideias, desperte olhares sensíveis e motive transformações nas salas de aula, nas escolas e na sociedade como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-10-29

Como Citar

Melo Júnior, H. G., Teracin, V. C. S., Silva, T. P. A. da, Narciso, V. da S. M., & Carlos, J. S. da C. (2025). PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS: SABERES, PRÁTICAS E POSSIBILIDADES: 2ª edição. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 13–122. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/21738

Edição

Seção

E-books

Categorias