IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO NA FORMAÇÃO DO CIRURGIÃO DENTISTA

Autores

  • Richênia Bento Fernandes UNINASSAU
  • Luciana Freitas Bezerra UNINASSAU
  • Paulo Victor da Costa Campos UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21705

Palavras-chave:

Odontologia. Empreendedorismo. Gestão.

Resumo

Este artigo buscou analisar a importância do empreendedorismo na formação do cirurgião-dentista, destacando como o desenvolvimento de competências empreendedoras contribui para o sucesso profissional e a sustentabilidade das práticas odontológicas. A pesquisa, baseada em revisão narrativa de literatura, evidencia a carência de conteúdos sobre gestão, administração e marketing nos cursos de Odontologia, tradicionalmente voltados à formação técnica e clínica. Essa lacuna tem dificultado a inserção no mercado de trabalho e a administração eficiente de consultórios, especialmente entre recém-formados. As Diretrizes Curriculares Nacionais ressaltam a necessidade de formar profissionais aptos a atuar também como gestores, líderes e empreendedores. Os estudos revisados mostram que a inclusão de disciplinas e metodologias voltadas ao empreendedorismo — como simulações de gestão e práticas de liderança — favorece o desenvolvimento da autonomia, da autoconfiança e da visão estratégica dos alunos. Conclui-se que o empreendedorismo é uma competência essencial na formação odontológica atual, devendo integrar efetivamente os currículos de graduação para preparar profissionais mais completos, inovadores e capazes de enfrentar os desafios do mercado contemporâneo.

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Biografia do Autor

Richênia Bento Fernandes, UNINASSAU

Acadêmica odontologia, Faculdade UNINASSAU.

Luciana Freitas Bezerra, UNINASSAU

Orientadora professora mestre, Faculdade UNINASSAU.

Paulo Victor da Costa Campos, UNINASSAU

Coorientador professor, Faculdade UNINASSAU.

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Publicado

2025-10-28

Como Citar

Fernandes, R. B., Bezerra, L. F., & Campos, P. V. da C. (2025). IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO NA FORMAÇÃO DO CIRURGIÃO DENTISTA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 4985–4994. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21705