PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS PARA A DETERMINAÇÃO DE FUNÇÕES INVERSAS, UMA REALIDADE NO ENSINO SECUNDÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21684

Palavras-chave:

Função e Função inversa.

Resumo

Manifesta-se a intenção de pesquisa para resolver algum problema na gestão do processo de ensino e aprendizagem. Abordou-se o trabalho sob o título: Princípios Metodológicos para a Determinação de Funções Inversas, uma Realidade no Ensino Secundário. A intenção esteve movida pela preocupação de que havia situações incertas de considerar se a função inversa de  definida em  sobre  é:  ou  ou ainda se é , tal como aparece em diferentes livros. Esta situação conforma o problema de investigação que é: a existência de diferentes notações de funções inversas de . O objetivo consiste em quebrar os equívocos na determinação de funções inversas de formas que tendo uma função dependente de , a sua função inversa também depende de  , isto é, se  a sua função inversa é  Sendo , esta não é a notação de uma função inversa de , falta outro procedimento. Partindo da notação geral da função, , substitui-se o  por  e o  por , obtendo,   para depois isolar-se  em função de  onde: . A condição  como função inversa de , conduz erroneamente os resolventes na obtenção da função inversa a partir de . Desta forma, se  é bijetiva, definida de   sobre , obtém-se:  também bijetiva, definida de  sobre . Também, outros autores consideram que a função inversa de  é . Tudo isto conduz, o aluno a uma série de dúvidas e equívocos que não o ajudam na determinação adequada de funções inversas. Para tal, impõe-se o dispositivo prático para a resolução deste problema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Boaventura Beleza dos Santos Nolasco, Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla

Professor Doutor, Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla (ISCED) – Angola. https://orcid.org/0009-0002-4726-6159. 

Inácio Miguel Gabriel, Instituto Politécnico da Huíla

Professor, Instituto Politécnico da Huíla (IPH) – Universidade Mandume Ya Ndemufayo – Angola. https://orcid.org/0009-0004-4564-0965. 

Downloads

Publicado

2025-10-27

Como Citar

Nolasco, B. B. dos S., & Gabriel, I. M. (2025). PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS PARA A DETERMINAÇÃO DE FUNÇÕES INVERSAS, UMA REALIDADE NO ENSINO SECUNDÁRIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 4563–4575. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21684