PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS PARA A DETERMINAÇÃO DE FUNÇÕES INVERSAS, UMA REALIDADE NO ENSINO SECUNDÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21684Palavras-chave:
Função e Função inversa.Resumo
Manifesta-se a intenção de pesquisa para resolver algum problema na gestão do processo de ensino e aprendizagem. Abordou-se o trabalho sob o título: Princípios Metodológicos para a Determinação de Funções Inversas, uma Realidade no Ensino Secundário. A intenção esteve movida pela preocupação de que havia situações incertas de considerar se a função inversa de definida em sobre é: ou ou ainda se é , tal como aparece em diferentes livros. Esta situação conforma o problema de investigação que é: a existência de diferentes notações de funções inversas de . O objetivo consiste em quebrar os equívocos na determinação de funções inversas de formas que tendo uma função dependente de , a sua função inversa também depende de , isto é, se a sua função inversa é Sendo , esta não é a notação de uma função inversa de , falta outro procedimento. Partindo da notação geral da função, , substitui-se o por e o por , obtendo, para depois isolar-se em função de onde: . A condição como função inversa de , conduz erroneamente os resolventes na obtenção da função inversa a partir de . Desta forma, se é bijetiva, definida de sobre , obtém-se: também bijetiva, definida de sobre . Também, outros autores consideram que a função inversa de é . Tudo isto conduz, o aluno a uma série de dúvidas e equívocos que não o ajudam na determinação adequada de funções inversas. Para tal, impõe-se o dispositivo prático para a resolução deste problema.
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