A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA NA PERSPECTIVA SISTÊMICA

Autores

  • Jackson Nivaldo Velozo Monteiro Centro Universitário Univel
  • Renata Roteski Centro Universitário Univel
  • Fabíola Galina Beleia Centro Universitário Univel

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21675

Palavras-chave:

Família. Dependência química. Sistema familiar. Codependência. Tratamento.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre o papel da família no tratamento do dependente químico na Perspectiva Sistêmica Familiar, a qual compreende família como um sistema interconectado, sendo o sintoma uma manifestação da disfunção nos padrões de interação do grupo familiar. A metodologia adotada foi a revisão narrativa de literatura, fundamentada em livros sobre teoria sistêmica e pesquisas científicas de bases de dados como Scielo e BVS Saúde. A pesquisa é justificada pela relevância social do tema, haja vista a dependência química ser reconhecida como um grave problema de saúde pública gerando profundo impacto e sofrimento em todo o núcleo familiar, como a exposição à conflitos, à codependência e à sobrecarga emocional, podendo reforçar padrões que dificultam alcançar o objetivo maior, a recuperação do adicto. Com isso, o trabalho se torna relevante ao proporcionar o reconhecimento da importância do sistema familiar como um fator de proteção ao uso de drogas e a prevenção da recaída, contribuindo no sucesso do processo de reabilitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackson Nivaldo Velozo Monteiro, Centro Universitário Univel

Discente, Centro Universitário Univel. 

Renata Roteski, Centro Universitário Univel

Discente, Centro Universitário Univel. 

Fabíola Galina Beleia, Centro Universitário Univel

Orientadora. Responsável Técnica na Clínica Escola de Psicologia no Centro Universitário Univel – UNIVEL - Graduada em Psicologia, pelo Centro Universitário Univel – UNIVEL, no ano de 2024. Em andamento: Formação e Pós-Graduação em Terapia Sistêmica Familiar – Viver Mais Psicologia. Pós - graduação em Psicoterapia de Casal e Família – Viver Mais Psicologia. 

Downloads

Publicado

2025-10-28

Como Citar

Monteiro, J. N. V., Roteski, R., & Beleia, F. G. (2025). A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA NA PERSPECTIVA SISTÊMICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 4787–4798. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21675