ANÁLISE DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE CASOS DE LER/DORT NO PARANÁ, NA ÚLTIMA DÉCADA

Autores

  • Marco Aurélio Bueno Centro Universitário FAG
  • Mariana Tomasetto Leczko Centro Universitário FAG
  • Julia Anizelli Oliveira Centro Universitário FAG
  • Odirlei Antonio Magnagnagno Centro Universitário FAG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21664

Palavras-chave:

Lesões por Esforço Repetitivo (LER). Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Saúde Ocupacional.

Resumo

Introdução: As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são condições que afetam o sistema musculoesquelético, associadas a movimentos repetitivos, condições inadequadas de trabalho e jornadas extensas. Objetivos: Descrever o perfil epidemiológico das LER/DORT no estado do Paraná, considerando sexo, raça, jornada de trabalho, tempo de pausa e afastamentos. Metodologia: Estudo descritivo, retrospectivo e quantitativo, com análise de dados do SINAN disponibilizados pelo DATASUS no período de 2014 a 2023. Resultados: Foram registrados 5.694 casos no Paraná, com predominância de notificações em mulheres (62,5%) e pessoas autodeclaradas brancas (57,4%). A maioria dos casos ocorreu em trabalhadores com jornada superior a seis horas diárias (86,8%), e cerca de 37,5% dos casos resultaram em afastamentos. Conclusão: Os dados apresentam uma incidência crescente dos casos de LER/DORT no Paraná, com diferenças significativas entre sexo, raça, ambiente estressante, tempo de pausa, jornada maior que seis horas diárias e afastamentos, destacando a importância de intervenções preventivas e adequações ergonômicas no ambiente laboral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Bueno, Centro Universitário FAG

Acadêmico de medicina do décimo período do Centro Universitário FAG.

Mariana Tomasetto Leczko, Centro Universitário FAG

Acadêmica de medicina do décimo segundo período do Centro Universitário FAG.

Julia Anizelli Oliveira, Centro Universitário FAG

Acadêmica de medicina do décimo período do Centro Universitário FAG.

Odirlei Antonio Magnagnagno, Centro Universitário FAG

Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS. Professor Orientador do Centro Universitário FAG.

Downloads

Publicado

2025-10-27

Como Citar

Bueno, M. A., Leczko, M. T., Oliveira, J. A., & Magnagnagno, O. A. (2025). ANÁLISE DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE CASOS DE LER/DORT NO PARANÁ, NA ÚLTIMA DÉCADA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 4352–4361. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21664