O FORTALECIMENTO DAS MEDIDAS PROTETIVAS COM A LEI Nº 14.994/2024: AVANÇOS E DESAFIOS

Autores

  • Ueliton Coelho Ferreira UnirG
  • Matheus Neves Arruda Netto UnirG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21628

Palavras-chave:

Violência doméstica. Medidas protetivas. Lei nº 14.994/2024. Feminicídio. Monitoramento eletrônico.

Resumo

A violência doméstica contra a mulher constitui uma grave violação dos direitos humanos e um persistente problema social no Brasil. Apesar dos avanços proporcionados pela Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), os elevados índices de reincidência e feminicídio evidenciaram a necessidade de medidas legislativas mais eficazes. Nesse contexto, a Lei nº 14.994/2024, conhecida como Pacote Antifeminicídio, promoveu alterações significativas no         sistema de proteção às vítimas, especialmente em relação às medidas protetivas de urgência. Este artigo analisa criticamente as principais inovações trazidas pela nova legislação, com destaque para a criminalização autônoma do feminicídio, o aumento das penas pelo descumprimento de medidas protetivas, a obrigatoriedade do monitoramento eletrônico de agressores e o fortalecimento da proteção dos dados das vítimas. Utiliza uma metodologia qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e documental, com base na legislação vigente, doutrina e jurisprudência atualizadas. Este estudo busca contribuir para a compreensão dos impactos das recentes modificações legislativas na efetividade das políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueliton Coelho Ferreira, UnirG

Acadêmico de Direito da Universidade de Gurupi – UnirG.

Matheus Neves Arruda Netto, UnirG

Docente do Curso de Direito na Universidade de Gurupi, Unirg (Penal, Processo Penal, Financeiro, Tributário, Trabalho e Processo do Trabalho). Graduado em Direito pela Fundação UNIRG (2018). Pós-graduado (Especialista) em Direito Penal e Processual Penal; Pós-graduado (Especialista) em Tutela Coletiva e Direitos Difusos; Pós-graduado (Especialista) em Direito Civil e Processual Civil; Residência Jurídica de Pós-graduação no Ministério Público do Tocantins, com atuação no Direito da Saúde e do Consumidor; Pós-graduado (Especialista) em Docência no Ensino Superior; Pós-graduado (Especialista) em Docência Virtual; Atualmente Advogado e Consultor Jurídico atuante nas áreas do Direito Penal e Processual Penal. 

Downloads

Publicado

2025-10-23

Como Citar

Ferreira, U. C., & Netto, M. N. A. (2025). O FORTALECIMENTO DAS MEDIDAS PROTETIVAS COM A LEI Nº 14.994/2024: AVANÇOS E DESAFIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 3719–3727. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21628