O USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DA ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E IMPACTOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21602Palavras-chave:
Treinamento por Simulação. Medicina Veterinária. Ensino. Raciocínio Clínico Aprendizagem.Resumo
A gamificação tem se afirmado como uma abordagem pedagógica eficiente para fomentar o engajamento, a motivação e a aprendizagem significativa em diversas áreas da saúde. Na medicina veterinária, sua aplicação ainda está em fase de desenvolvimento, especialmente no âmbito do ensino da anestesiologia, que é uma área que demanda competência técnica, pensamento clínico e capacidade de decisão em situações de pressão. O presente artigo visa examinar a função da gamificação enquanto recurso auxiliar no ensino da anestesiologia veterinária, investigando suas vantagens, restrições e futuras perspectivas. A partir de uma análise da literatura atual, constata-se que a implementação de jogos educacionais e simulações digitais pode contribuir para o aprimoramento das competências anestésicas, minimizar erros em ambientes clínicos e melhorar a retenção de conteúdos complexos. Ainda se debate o potencial da gamificação em conjunto com a simulação realística, a realidade virtual e as metodologias ativas no âmbito da formação em medicina veterinária.
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