O USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DA ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E IMPACTOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21602

Palavras-chave:

Treinamento por Simulação. Medicina Veterinária. Ensino. Raciocínio Clínico Aprendizagem.

Resumo

A gamificação tem se afirmado como uma abordagem pedagógica eficiente para fomentar o engajamento, a motivação e a aprendizagem significativa em diversas áreas da saúde. Na medicina veterinária, sua aplicação ainda está em fase de desenvolvimento, especialmente no âmbito do ensino da anestesiologia, que é uma área que demanda competência técnica, pensamento clínico e capacidade de decisão em situações de pressão. O presente artigo visa examinar a função da gamificação enquanto recurso auxiliar no ensino da anestesiologia veterinária, investigando suas vantagens, restrições e futuras perspectivas. A partir de uma análise da literatura atual, constata-se que a implementação de jogos educacionais e simulações digitais pode contribuir para o aprimoramento das competências anestésicas, minimizar erros em ambientes clínicos e melhorar a retenção de conteúdos complexos. Ainda se debate o potencial da gamificação em conjunto com a simulação realística, a realidade virtual e as metodologias ativas no âmbito da formação em medicina veterinária.

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Biografia do Autor

Yuri Garcia Carvalho, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Discente do curso de Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde, pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS. - https://orcid.org/0000-0001-9562-3494 

Leandro Bueno Lima, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Orientador e Docente do curso de Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde. Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, https://orcid.org/0009-0007-8193-0945.

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Publicado

2025-10-20

Como Citar

Carvalho, Y. G., & Lima, L. B. (2025). O USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DA ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E IMPACTOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 3226–3236. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21602