A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Mario Luis Stedille Christian Business School
  • Sandra Maria Daveli Sampaio FAVENI
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School
  • Iones Lúcia da Silva Faculdades Integradas Fiar
  • Aliana Daveli de Oliveira Christian Business School
  • Deise Santana da Luz Christian Business School
  • Wanessa de Matos Rocha Fundação Universitária Iberoamericana

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.21599

Palavras-chave:

Brincar. Educação Infantil. Desenvolvimento Infantil.

Resumo

Este artigo analisa a importância do brincar na Educação Infantil, destacando sua função no desenvolvimento cognitivo, psicomotor, social e emocional das crianças. Com base em revisão bibliográfica fundamentada em Vygotsky (1998; 2008), Zilma Ramos de Oliveira (2002) e nos documentos oficiais — Constituição Federal (1988), LDB (1996), RCNEI (1998) e BNCC (2017) —, discute-se o brincar como linguagem, direito e prática pedagógica essencial. Os resultados indicam que a ludicidade, quando planejada e mediada pelo professor, favorece aprendizagens significativas, estimula a criatividade e fortalece a autonomia infantil. Conclui-se que o brincar é indispensável na primeira infância e deve ser valorizado no cotidiano escolar e familiar.

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Biografia do Autor

Mario Luis Stedille, Christian Business School

Mestrando  em Ciências da Educação pela Universidade Chistian Business School; Licenciatura em Matemática; Especialização em Gestão pública. 

Sandra Maria Daveli Sampaio, FAVENI

Mestranda em ciências da Educação pela Cristian Business School; Especialista em Pedagogia Empresarial, Educação Especial e Inclusiva; Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni. 

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

PhD. Doutora em ciências da educação, mestra em ciências da educação, especialista em escrita avançada, psicopedagoga,pedagoga, Professora e orientadora da Christian Business School  - CBS.

Iones Lúcia da Silva, Faculdades Integradas Fiar

Doutoranda em ciências da Educação pela Cristian Business School, mestre em Educacao pela Amazonia Universit, Epecialista em Pscicopedagogia formada na Faculdade Fiar, Gestão Pública pela Universidade Federal Unir, Licenciatura em Pedagogia pela Faculdades Integradas Fiar.

Aliana Daveli de Oliveira, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Cristian Business School; Especialista em AEE – Atendimento Educacional Especializado e Salas de Recursos Multifuncionais; Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra UNISERRA. 

Deise Santana da Luz, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Chistian Business School; Pós Graduada em Gestão Escolar, Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar; Graduada em Pedagogia.

Wanessa de Matos Rocha, Fundação Universitária Iberoamericana

Mestrado em Educação pela Fundação Universitária Iberoamericana; Licenciatura em Pedagogia e segunda Licenciatura em História; Especialização em Metodologia e Didática no Ensino Superior; Especialização em Gestão Escolar Integrada: Inclusão, Supervisão, Orientação com ênfase em psicologia educacional ; Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional com ênfase em atendimento educacional  especializado- AEE.

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Publicado

2025-12-12

Como Citar

Stedille, M. L., Sampaio, S. M. D., Silva, R. I. P. da, Silva, I. L. da, Oliveira, A. D. de, Luz, D. S. da, & Rocha, W. de M. (2025). A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 4326–4337. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.21599