A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.21599Palavras-chave:
Brincar. Educação Infantil. Desenvolvimento Infantil.Resumo
Este artigo analisa a importância do brincar na Educação Infantil, destacando sua função no desenvolvimento cognitivo, psicomotor, social e emocional das crianças. Com base em revisão bibliográfica fundamentada em Vygotsky (1998; 2008), Zilma Ramos de Oliveira (2002) e nos documentos oficiais — Constituição Federal (1988), LDB (1996), RCNEI (1998) e BNCC (2017) —, discute-se o brincar como linguagem, direito e prática pedagógica essencial. Os resultados indicam que a ludicidade, quando planejada e mediada pelo professor, favorece aprendizagens significativas, estimula a criatividade e fortalece a autonomia infantil. Conclui-se que o brincar é indispensável na primeira infância e deve ser valorizado no cotidiano escolar e familiar.
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