NEUROEDUCAÇÃO E INOVAÇÃO DIGITAL

Autores

  • Arthur Coradini Pin Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21517

Palavras-chave:

Neurociência. Neuroeducação. Metodologias ativas. Tecnologia. Inovação digital.

Resumo

O estudo investigou de que maneira a relação entre o funcionamento cerebral e as metodologias ativas mediadas por tecnologia poderia contribuir para a consolidação da neuroeducação e para a promoção da inovação digital nos processos de ensino e aprendizagem. O objetivo consistiu em analisar essa relação, buscando compreender as potencialidades de integrar conhecimentos da neurociência aos recursos digitais utilizados em contextos educacionais. O desenvolvimento apresentou uma discussão sobre os fundamentos da neuroeducação, destacando a importância da atenção, memória e motivação no processo de aprendizagem, bem como a relevância das metodologias ativas associadas às tecnologias digitais. Foram analisadas as possibilidades oferecidas pela inteligência artificial e seus impactos na personalização do ensino, além dos desafios enfrentados na formação docente e no acesso às tecnologias. As considerações finais evidenciaram que a articulação entre neurociência e metodologias ativas mediadas por tecnologia possibilitou maior engajamento e favoreceu a retenção do conhecimento, ao mesmo tempo em que apontou para a necessidade de formação continuada de professores e para a realização de novos estudos que aprofundem a aplicação prática desses princípios em diferentes realidades educacionais. Ressaltou-se que a pesquisa foi de natureza bibliográfica, desenvolvida a partir da análise de artigos científicos, dissertações e periódicos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Coradini Pin, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-10-11

Como Citar

Pin, A. C. (2025). NEUROEDUCAÇÃO E INOVAÇÃO DIGITAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 1585–1591. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21517