ANÁLISE DO INTERESSE E DO CONHECIMENTO EM ESTATÍSTICA E METODOLOGIA CIENTÍFICA ENTRE GRADUANDOS EM MATEMÁTICA

Autores

  • Victor Kaíky Oliveira Degasperi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
  • Pedro Carvalho Brom Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
  • Maurilio Tiradentes Dutra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21485

Palavras-chave:

Metodologia científica. Estatística. Conhecimento.

Resumo

O objetivo foi analisar o conhecimento e percepção de estudantes de Licenciatura em Matemática sobre metodologia científica e estatística. A amostra foi composta por 50 estudantes que responderam a um questionário contendo questões sobre estatística e metodologia científica. A frequência das respostas foi analisada considerando o semestre de matrícula, comparando estudantes do 1º e o 4º semestre com os do 5º e o 8º, bem como considerando o sexo, comparando homens e mulheres. Foi analisada a associação entre as variáveis. A maior parte dos estudantes relatou desconhecer livros (80% do 1º ao 4º e 74,3% do 5º ao 8º semestre) e softwares de estatística (73,3% do 1º ao 4º e 65,7% do 5º ao 8º semestre), bem como desconhecimento sobre o significado do valor P (53,3% do 1º ao 4º e 68,6% do 5º ao 8º semestre). Observou-se associação do sexo com o conhecimento de software de análise de dados (χ² com correção de Yates = 3,91; P = 0,048), de modo que os homens têm maior chance de conhecer softwares. Conclui-se que existem lacunas no conhecimento dos participantes do estudo acerca dos temas abordados. Ações de ensino/aprendizagem são importantes para solidificar a formação em metodologia científica e estatística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Kaíky Oliveira Degasperi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Licenciando em Matemática; Discente; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, IFB.

Pedro Carvalho Brom, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Mestre em Estatística e Doutorando em Informática. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, IFB.

Maurilio Tiradentes Dutra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Doutor em Educação Física. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, IFB.

Downloads

Publicado

2025-10-15

Como Citar

Degasperi, V. K. O., Brom, P. C., & Dutra, M. T. (2025). ANÁLISE DO INTERESSE E DO CONHECIMENTO EM ESTATÍSTICA E METODOLOGIA CIENTÍFICA ENTRE GRADUANDOS EM MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 2262–2275. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21485