ANÁLISE DO INTERESSE E DO CONHECIMENTO EM ESTATÍSTICA E METODOLOGIA CIENTÍFICA ENTRE GRADUANDOS EM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21485Palavras-chave:
Metodologia científica. Estatística. Conhecimento.Resumo
O objetivo foi analisar o conhecimento e percepção de estudantes de Licenciatura em Matemática sobre metodologia científica e estatística. A amostra foi composta por 50 estudantes que responderam a um questionário contendo questões sobre estatística e metodologia científica. A frequência das respostas foi analisada considerando o semestre de matrícula, comparando estudantes do 1º e o 4º semestre com os do 5º e o 8º, bem como considerando o sexo, comparando homens e mulheres. Foi analisada a associação entre as variáveis. A maior parte dos estudantes relatou desconhecer livros (80% do 1º ao 4º e 74,3% do 5º ao 8º semestre) e softwares de estatística (73,3% do 1º ao 4º e 65,7% do 5º ao 8º semestre), bem como desconhecimento sobre o significado do valor P (53,3% do 1º ao 4º e 68,6% do 5º ao 8º semestre). Observou-se associação do sexo com o conhecimento de software de análise de dados (χ² com correção de Yates = 3,91; P = 0,048), de modo que os homens têm maior chance de conhecer softwares. Conclui-se que existem lacunas no conhecimento dos participantes do estudo acerca dos temas abordados. Ações de ensino/aprendizagem são importantes para solidificar a formação em metodologia científica e estatística.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY