PRESSÃO ACADÊMICA E SAÚDE MENTAL: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS DA ANSIEDADE EM UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Kaoma Carvalho Saraiva Faculdade Mauá
  • Ana Angélica da Silva Faculdade Mauá
  • Douglas Wallison dos Santos Faculdade Mauá
  • Jenina Ferreira Nunes Faculdade Mauá Goiás
  • Uelinton Jorge Dias da Luz Faculdade Mauá
  • Quemili de Cássia Dias de Sousa Faculdade Mauá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21466

Palavras-chave:

Ansiedade. Pressão Acadêmica. Estudantes Universitários.

Resumo

Introdução: O ingresso no ensino superior marca uma fase de intensas transformações pessoais, sociais e acadêmicas na vida dos estudantes. A ansiedade pode se tornar patológica quando ultrapassa certos limites, comprometendo o bem-estar emocional, o rendimento acadêmico e a qualidade de vida dos indivíduos. Terapia Cognitivo- Comportamental (TCC) tem se destacado por sua eficácia no tratamento da ansiedade. Objetivo: Compreender de que forma a pressão acadêmica contribui para o surgimento ou intensificação de sintomas ansiosos em estudantes universitários, bem como a eficácia das técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) no enfrentamento desse problema. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura qualitativa que buscou reunir, analisar e sintetizar produções científicas sobre a relação entre psicologia da saúde e saúde mental de universitários, com foco na ansiedade e na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). A coleta de dados ocorreu em livros, dissertações, teses e artigos indexados nas bases SciELO, BVS, LILACS, MEDLINE e Google Acadêmico, no período de 2015 a 2025, em português e inglês. Utilizaram-se os descritores “Ansiedade”, “Pressão acadêmica”, “Estudantes universitários”, “Saúde mental” e “Terapia Cognitivo-Comportamental”, conforme o DeCS. Conclusão: A pressão acadêmica exerce influência significativa no surgimento e na intensificação de sintomas ansiosos em estudantes universitários, estando associada à sobrecarga de atividades, à competitividade, às expectativas sociais e familiares e à incerteza quanto ao futuro profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaoma Carvalho Saraiva, Faculdade Mauá

Graduanda em Psicologia.  Faculdade Mauá - GO.

Ana Angélica da Silva, Faculdade Mauá

Pós-Graduada, Faculdade Mauá - GO.

Douglas Wallison dos Santos, Faculdade Mauá

Bacharel em Direito. Faculdade Mauá - GO.

Jenina Ferreira Nunes, Faculdade Mauá Goiás

Psicóloga Docente da Faculdade Mauá Goiás. Especialista em Terapia Cognitivo – Comportamental.

Uelinton Jorge Dias da Luz, Faculdade Mauá

Mestre em Ciências da Religião (PUC – GO, 2018). Faculdade Mauá - GO.

Quemili de Cássia Dias de Sousa, Faculdade Mauá

Enfermeira. Especialista em Gestão. Faculdade Mauá – GO.

Downloads

Publicado

2025-11-12

Como Citar

Saraiva, K. C., Silva, A. A. da, Santos, D. W. dos, Nunes, J. F., Luz, U. J. D. da, & Sousa, Q. de C. D. de. (2025). PRESSÃO ACADÊMICA E SAÚDE MENTAL: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS DA ANSIEDADE EM UNIVERSITÁRIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 3247–3260. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21466