PRESSÃO ACADÊMICA E SAÚDE MENTAL: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS DA ANSIEDADE EM UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21466Palavras-chave:
Ansiedade. Pressão Acadêmica. Estudantes Universitários.Resumo
Introdução: O ingresso no ensino superior marca uma fase de intensas transformações pessoais, sociais e acadêmicas na vida dos estudantes. A ansiedade pode se tornar patológica quando ultrapassa certos limites, comprometendo o bem-estar emocional, o rendimento acadêmico e a qualidade de vida dos indivíduos. Terapia Cognitivo- Comportamental (TCC) tem se destacado por sua eficácia no tratamento da ansiedade. Objetivo: Compreender de que forma a pressão acadêmica contribui para o surgimento ou intensificação de sintomas ansiosos em estudantes universitários, bem como a eficácia das técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) no enfrentamento desse problema. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura qualitativa que buscou reunir, analisar e sintetizar produções científicas sobre a relação entre psicologia da saúde e saúde mental de universitários, com foco na ansiedade e na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). A coleta de dados ocorreu em livros, dissertações, teses e artigos indexados nas bases SciELO, BVS, LILACS, MEDLINE e Google Acadêmico, no período de 2015 a 2025, em português e inglês. Utilizaram-se os descritores “Ansiedade”, “Pressão acadêmica”, “Estudantes universitários”, “Saúde mental” e “Terapia Cognitivo-Comportamental”, conforme o DeCS. Conclusão: A pressão acadêmica exerce influência significativa no surgimento e na intensificação de sintomas ansiosos em estudantes universitários, estando associada à sobrecarga de atividades, à competitividade, às expectativas sociais e familiares e à incerteza quanto ao futuro profissional.
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