ESTRATÉGIAS DE TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL (TCC) PARA O MANEJO DO ESTRESSE E MELHORIA DO BEM-ESTAR EM CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UM REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Daniela Rosana Ribeiro da Cunha Faculdade Mauá
  • Hellen Caroline Costa Vieira Faculdade Mauá
  • Ana Paula da Silva Pereira de Oliveira Faculdade Mauá
  • Juscilene Bernardo dos Santos
  • Paulo Henrique Gabriel Porto
  • Quemili de Cássia Dias de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21308

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista. Cuidador Familiar. Saúde Mental. Terapia Cognitivo-Comportamental.

Resumo

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) tem se destacado como uma abordagem eficaz no suporte a cuidadores de crianças com TEA, favorecendo a reestruturação cognitiva, o desenvolvimento de habilidades emocionais e o manejo do estresse. Este estudo tem como objetivo analisar o impacto do diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) na dinâmica familiar, identificando os principais desafios emocionais e psicológicos enfrentados pelos cuidadores e familiares após o diagnóstico, além de investigar de que forma a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode contribuir no suporte à saúde mental dos cuidadores, oferecendo estratégias para o manejo do estresse, promoção do bem-estar psicológico e fortalecimento dos vínculos familiares. Trata-se de uma revisão de literatura com abordagem qualitativa através de buscas de produções científicas nas bases de dados PubMed, Scopus, Google Scholar e SciELO através dos descritores: Transtorno do Espectro Autista. Cuidador Familiar. Saúde Mental. Terapia Cognitivo-Comportamental. no período de 2020 a 2025. Observa-se que, os cuidadores apresentam maior vulnerabilidade ao estresse crônico e à fadiga, refletindo-se frequentemente em sintomas de ansiedade, depressão e sensação de impotência. Nota-se que, a implementação de programas de TCC, aliados à conscientização sobre o TEA e à capacitação de profissionais, contribui para criar um ambiente familiar mais acolhedor e adaptativo, favorecendo não apenas o bem-estar psicológico dos cuidadores, mas também o desenvolvimento integral das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Rosana Ribeiro da Cunha, Faculdade Mauá

Graduando em Psicologia, Faculdade Mauá-GO.

Hellen Caroline Costa Vieira, Faculdade Mauá

Especialista em Gestão e Tutoria, Faculdade Mauá. 

Ana Paula da Silva Pereira de Oliveira, Faculdade Mauá

Especialista em Psicopedagogia e neuropsicopedagogia pelo Centro de Ensino Superior do Brasil – ICSH-CESB (Brasil). Docente da Faculdade Mauá. 

Juscilene Bernardo dos Santos

Especialização em Nutrição em saúde da mulher e estética.

Paulo Henrique Gabriel Porto

Fisioterapeuta Especialista em Terapia Intensiva.

Quemili de Cássia Dias de Sousa

Enfermeira especialista em Unidade de Terapia Intensiva. 

Downloads

Publicado

2025-10-15

Como Citar

Cunha, D. R. R. da, Vieira, H. C. C., Oliveira, A. P. da S. P. de, Santos, J. B. dos, Porto, P. H. G., & Sousa, Q. de C. D. de. (2025). ESTRATÉGIAS DE TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL (TCC) PARA O MANEJO DO ESTRESSE E MELHORIA DO BEM-ESTAR EM CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UM REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 2489–2496. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21308