BEM-ESTAR DE SUÍNOS NO MANEJO PRÉ-ABATE E A INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DA CARCAÇA: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Caroline Anzolin PUCPR
  • Nelson Massaru Fukumoto PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21277

Palavras-chave:

Estresse. Frigorífico. Produção animal.

Resumo

O bem-estar de suínos está associado ao comportamento natural da espécie. O Brasil é o quarto maior produtor de carne suína do mundo e, atualmente, devido à crescente demanda de consumo da carne suína, legislações específicas foram criadas no mundo inteiro visando impor diretrizes que abrangem etapas do pré-abate ao abate humanitário. Dessa forma, a presente revisão bibliográfica destaca as principais normas de bem-estar de suíno no manejo de pré-abate e a influência de fatores como estresse durante o período de jejum, embarque e transporte com reflexo na qualidade da carcaça e o tempo de descanso necessário para o abate humanitário. Sendo assim, a importância do bem-estar nos manejos de pré-abate reflete em alterações fisiológicas no animal e que interfere de forma direta na carcaça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Anzolin, PUCPR

Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária na PUCPR no campus de Toledo - PR. 

Nelson Massaru Fukumoto, PUCPR

Doutorado em Produção Animal,Professor do curso de Medicina Veterinária da PUCPR Câmpus Toledo, Formado em Zootecnia com Mestrado e Doutorado em Produção Animal pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Downloads

Publicado

2025-09-30

Como Citar

Anzolin, C., & Fukumoto, N. M. (2025). BEM-ESTAR DE SUÍNOS NO MANEJO PRÉ-ABATE E A INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DA CARCAÇA: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 4119–4134. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21277