EDUCOMUNICAÇÃO, PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E MULTILETRAMENTOS: CAMINHOS ESTRATÉGICOS PARA A PREPARAÇÃO DO ENEM

Autores

  • Joselene Granja Costa Castro Lima Educaler University
  • Francisco Roberto Diniz Araújo Instituto Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21272

Palavras-chave:

Educomunicação. Multiletramentos. Pedagogia Histórico-Crítica. Língua Portuguesa. ENEM.

Resumo

Este artigo examina as articulações entre Educomunicação, Pedagogia Histórico-Crítica e Multiletramentos, como estratégias para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio de Tempo Integral, com foco nas competências exigidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O estudo parte do problema do distanciamento entre práticas escolares tradicionais, ainda centradas na memorização e no treinamento para as avaliações externas, e as demanda de leitura, interpretação e produção textual. O objetivo foi analisar de que modo a integração entre Educomunicação, Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e Multiletramentos pode contribuir para o desenvolvimento de competências discursivas críticas e autorais do aluno. Metodologicamente, adotou-se a revisão integrativa de caráter qualitativo, exploratório e descritivo, contemplando publicações entre 2020 e 2025, estruturada em três eixos temáticos: PHC e ensino crítico da linguagem; Educomunicação e práticas de autoria; Multiletramentos e sua relação com o ENEM. Os resultados evidenciam avanços no engajamento e na criticidade estudantil, embora persistam obstáculos relacionados à precariedade da infraestrutura escolar, à falta de formação docente e à ausência de políticas públicas que garantam continuidade dessas práticas. Conclui-se que a aliança entre Educomunicação, PHC e Multiletramentos potencializa o aprendizado de Português, unindo o currículo, a cultura digital e a cidadania na formação de indivíduos autônomos e socialmente comprometidos.

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Biografia do Autor

Joselene Granja Costa Castro Lima, Educaler University

Doutoranda em Ciências da Educação pela Educaler University (USA). Professora de Língua Portuguesa e Redação pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia  – SEC, lotada no Colégio Estadual de Tempo Integral Zumbi dos Palmares.

Francisco Roberto Diniz Araújo, Instituto Federal de Roraima

Doutor em Ciências da Educação. Professor orientador do Instituto Federal de Roraima – IFRR Bolsista CAPES/UAB, no curso de pós-graduação em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, IFRR. 

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Publicado

2025-09-30

Como Citar

Lima, J. G. C. C., & Araújo, F. R. D. (2025). EDUCOMUNICAÇÃO, PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E MULTILETRAMENTOS: CAMINHOS ESTRATÉGICOS PARA A PREPARAÇÃO DO ENEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 4091–4104. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21272