EDUCOMUNICAÇÃO, PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E MULTILETRAMENTOS: CAMINHOS ESTRATÉGICOS PARA A PREPARAÇÃO DO ENEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21272Palavras-chave:
Educomunicação. Multiletramentos. Pedagogia Histórico-Crítica. Língua Portuguesa. ENEM.Resumo
Este artigo examina as articulações entre Educomunicação, Pedagogia Histórico-Crítica e Multiletramentos, como estratégias para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio de Tempo Integral, com foco nas competências exigidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O estudo parte do problema do distanciamento entre práticas escolares tradicionais, ainda centradas na memorização e no treinamento para as avaliações externas, e as demanda de leitura, interpretação e produção textual. O objetivo foi analisar de que modo a integração entre Educomunicação, Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e Multiletramentos pode contribuir para o desenvolvimento de competências discursivas críticas e autorais do aluno. Metodologicamente, adotou-se a revisão integrativa de caráter qualitativo, exploratório e descritivo, contemplando publicações entre 2020 e 2025, estruturada em três eixos temáticos: PHC e ensino crítico da linguagem; Educomunicação e práticas de autoria; Multiletramentos e sua relação com o ENEM. Os resultados evidenciam avanços no engajamento e na criticidade estudantil, embora persistam obstáculos relacionados à precariedade da infraestrutura escolar, à falta de formação docente e à ausência de políticas públicas que garantam continuidade dessas práticas. Conclui-se que a aliança entre Educomunicação, PHC e Multiletramentos potencializa o aprendizado de Português, unindo o currículo, a cultura digital e a cidadania na formação de indivíduos autônomos e socialmente comprometidos.
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