ALIMENTOS TRANSGÊNICOS NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM ATIVA

Autores

  • Naira Beatriz dos Santos Silva Universidade  Estadual do  Piauí
  • Danielly Sousa Silva Universidade Estadual do Piauí
  • Marcos Paulo Silva Paz Universidade Estadual do Piauí
  • Maria Luiza Oliveira de Aguiar Universidade Estadual do Piauí
  • Claucenira Bandeira da Silva Universidade  Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21208

Palavras-chave:

Organismo Geneticamente Modificado. Rotação por estações. Segurança alimentar. Didática.

Resumo

O presente artigo relata uma experiência de uma intervenção da disciplina de Práticas Pedagógicas Interdisciplinar (PPI), na qual o conteúdo abordado foi sobre os Alimentos Transgênicos e as concepções dos alunos acerca do termo no seu cotidiano. Sabe - se que os alimentos transgênicos são aqueles que foram modificados geneticamente para incorporar genes de outras espécies. A fim de melhorar características como resistência a pragas, aumento da produtividade. Logo, é necessário metodologias ativas para melhorar o entendimento dos alunos diante do conteúdo pouco abordado em sala de aula, e que é propício para concepções errôneas. Assim, a intervenção teve o objetivo abordar de forma didática a temática dos Alimentos Transgênicos, realizando uma rotação por estações, para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Centro Técnico Raimundinho de Andrade (CETI), em Campo Maior - PI, Brasil. A atividade foi aplicada pelos estudantes de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Estadual - Campus Heróis do Jenipapo. Decorreu uma socialização sobre o tópico e conseguinte foram elaborados jogos, modelos didáticos e situações problemas para alcançar o maior engajamento no processo de ensino - aprendizagem da turma. Dessa maneira identificou - se o conhecimento prévio que os alunos tinham acerca do conteúdo, assim, foi possível abordar de forma didática e lúdica o conteúdo sobre Alimentos Transgênicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naira Beatriz dos Santos Silva, Universidade  Estadual do  Piauí

Graduanda em  Licenciatura  Plena  em  Ciências  Biológicas  pela  Universidade  Estadual do  Piauí,  UESPI,  Campus  Heróis do Jenipapo. 

Danielly Sousa Silva, Universidade Estadual do Piauí

Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí, UESPI,  Campus  Heróis do Jenipapo.

Marcos Paulo Silva Paz, Universidade Estadual do Piauí

Graduando  em  Licenciatura  Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí,  UESPI,  Campus  Heróis do Jenipapo.

Maria Luiza Oliveira de Aguiar, Universidade Estadual do Piauí

Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí,  UESPI,  Campus Heróis do Jenipapo.

Claucenira Bandeira da Silva, Universidade  Estadual do Piauí

Orientadora. Doutora em  Biotecnologia pela Rede  Nordeste  de  Biotecnologia (RENORBIO) - UFPI. Professora Substituta da Universidade  Estadual do Piauí, Campus Heróis do Jenipapo - Campo Maior - PI, Brasil

Downloads

Publicado

2025-09-27

Como Citar

Silva, N. B. dos S., Silva, D. S., Paz, M. P. S., Aguiar, M. L. O. de, & Silva, C. B. da. (2025). ALIMENTOS TRANSGÊNICOS NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM ATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 3730–3738. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21208