A CONSTRUÇÃO DO SABER A PARTIR DA PRÁTICA EXPERIMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21197Palavras-chave:
Prática experimental. Ensino de ciências. Aprendizagem significativa. Trabalho colaborativo.Resumo
O projeto “A Construção do Saber a partir da Prática Experimental”, desenvolvido na ECIT Nenzinha Cunha Lima, teve como objetivo integrar teoria e prática no ensino de ciências, promovendo uma aprendizagem mais significativa. As atividades envolveram experimentos como a construção de câmaras escuras, testes de densidade, flutuabilidade e separação de misturas, permitindo que os estudantes fossem protagonistas na investigação científica. A prática experimental mostrou-se essencial para estimular a curiosidade, o pensamento crítico, a autonomia e a colaboração em grupo, além de aproximar os conteúdos escolares do cotidiano dos alunos. Apesar de desafios como a limitação de recursos, a experiência evidenciou a importância da formação continuada de professores, da valorização do trabalho em equipe e da articulação entre teoria e prática. Conclui-se que a experimentação é uma ferramenta pedagógica poderosa para a construção do conhecimento, contribuindo para formar cidadãos críticos, criativos e preparados para os desafios do século XXI.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY