A CONSTRUÇÃO DO SABER A PARTIR DA PRÁTICA EXPERIMENTAL

Autores

  • Flavio Roberto Guimarães de Oliveira UEPB
  • Paulo Vidal Guanabara de Azevedo UEPB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21197

Palavras-chave:

Prática experimental. Ensino de ciências. Aprendizagem significativa. Trabalho colaborativo.

Resumo

O projeto “A Construção do Saber a partir da Prática Experimental”, desenvolvido na ECIT Nenzinha Cunha Lima, teve como objetivo integrar teoria e prática no ensino de ciências, promovendo uma aprendizagem mais significativa. As atividades envolveram experimentos como a construção de câmaras escuras, testes de densidade, flutuabilidade e separação de misturas, permitindo que os estudantes fossem protagonistas na investigação científica. A prática experimental mostrou-se essencial para estimular a curiosidade, o pensamento crítico, a autonomia e a colaboração em grupo, além de aproximar os conteúdos escolares do cotidiano dos alunos. Apesar de desafios como a limitação de recursos, a experiência evidenciou a importância da formação continuada de professores, da valorização do trabalho em equipe e da articulação entre teoria e prática. Conclui-se que a experimentação é uma ferramenta pedagógica poderosa para a construção do conhecimento, contribuindo para formar cidadãos críticos, criativos e preparados para os desafios do século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavio Roberto Guimarães de Oliveira, UEPB

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática – Ensino de Física. UEPB, Professor da Secretaria Estadual de Educação, Professor de Educação Básica ECI TEC EST NENZINHA C LIMA Licenciatura Plena em Física, Universidade Estadual da Paraíba.

Paulo Vidal Guanabara de Azevedo, UEPB

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática – Ensino de Química. UEPB Professor da Secretaria Estadual de Educação, Professor de Educação Básica, ECI TEC EST NENZINHA C LIMA, Licenciatura Plena em Química Universidade Estadual da Paraíba.

Downloads

Publicado

2025-10-02

Como Citar

Oliveira, F. R. G. de, & Azevedo, P. V. G. de. (2025). A CONSTRUÇÃO DO SABER A PARTIR DA PRÁTICA EXPERIMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 272–283. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21197