DESVENDANDO GRUPOS SANGUÍNEOS: UMA PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Claucenira Bandeira da Silva Universidade Estadual do Piauí
  • Milena Cordeiro de Oliveira Universidade Estadual do Piauí
  • Neusa Maria Paz de Sousa Universidade estadual do Piauí
  • Emenson Kennede Sousa Silva Universidade Estadual do Piauí
  • Thais Emiliana da Silva Santos Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21187

Palavras-chave:

Grupos sanguíneos. Antígenos. Transfusões.

Resumo

O sistema ABO foi descoberto por Karl Landsteiner em 1900, entretanto não foi inicialmente utilizado para questões relacionadas às transfusões hemolíticas. A solução para esse problema aguardaria a descoberta do fator Rh, ocorrida em 1937 por Wiener e Landsteiner, sendo este fundamental também para elucidar a causa da doença hemolítica perinatal. Este trabalho teve como objetivo propor a utilização de grupos sanguíneos e suas características para compreender como funcionam as transfusões sanguíneas em situações práticas do cotidiano. A metodologia consistiu em revisão teórica sobre antígenos, anticorpos e grupos sanguíneos, seguida de uma atividade lúdica denominada compatibilidade sanguínea, na qual os alunos utilizaram cartões representativos e fichas simulando situações clínicas de doação. Os resultados mostraram engajamento, interesse e melhor compreensão dos conceitos envolvidos. Conclui-se que metodologias ativas, como atividades lúdicas, tornam o ensino de genética mais dinâmico e significativo, favorecendo a aprendizagem crítica e aplicada.

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Biografia do Autor

Claucenira Bandeira da Silva, Universidade Estadual do Piauí

Orientadora. Dra.em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia-RENORBIO-UFPI.Professora substituta da Universidade Estadual do Piauí-UESPI-Campus Heróis do Jenipapo-Campo Maior PI. 

Milena Cordeiro de Oliveira, Universidade Estadual do Piauí

Graduanda em Licenciatura plena em ciências biológicas, Universidade Estadual do Piauí Campus Heróis do Jenipapo- Campo maior. 

Neusa Maria Paz de Sousa, Universidade estadual do Piauí

Graduanda em licenciatura plena em ciências biológicas, Universidade Estadual do Piauí, Campus Heróis do Jenipapo- Campo maior.

Emenson Kennede Sousa Silva, Universidade Estadual do Piauí

Graduando em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Piauí- Campus Heróis do Jenipapo-Campo maior. 

Thais Emiliana da Silva Santos, Universidade Estadual do Piauí

Graduada em ciências biológicas, Universidade Estadual do Piauí - Campus heróis do jenipapo- Campo maior. 

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Publicado

2025-09-29

Como Citar

Silva, C. B. da, Oliveira, M. C. de, Sousa, N. M. P. de, Silva, E. K. S., & Santos, T. E. da S. (2025). DESVENDANDO GRUPOS SANGUÍNEOS: UMA PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 3800–3805. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21187