DESVENDANDO GRUPOS SANGUÍNEOS: UMA PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21187Palavras-chave:
Grupos sanguíneos. Antígenos. Transfusões.Resumo
O sistema ABO foi descoberto por Karl Landsteiner em 1900, entretanto não foi inicialmente utilizado para questões relacionadas às transfusões hemolíticas. A solução para esse problema aguardaria a descoberta do fator Rh, ocorrida em 1937 por Wiener e Landsteiner, sendo este fundamental também para elucidar a causa da doença hemolítica perinatal. Este trabalho teve como objetivo propor a utilização de grupos sanguíneos e suas características para compreender como funcionam as transfusões sanguíneas em situações práticas do cotidiano. A metodologia consistiu em revisão teórica sobre antígenos, anticorpos e grupos sanguíneos, seguida de uma atividade lúdica denominada compatibilidade sanguínea, na qual os alunos utilizaram cartões representativos e fichas simulando situações clínicas de doação. Os resultados mostraram engajamento, interesse e melhor compreensão dos conceitos envolvidos. Conclui-se que metodologias ativas, como atividades lúdicas, tornam o ensino de genética mais dinâmico e significativo, favorecendo a aprendizagem crítica e aplicada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY