CHATBOT COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA CONSULTA ÀS NORMAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO DO CBMPR

Autores

  • Anderson Felipe Schumacher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Anderson de Araújo Santana Unicesumar

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21179

Palavras-chave:

Chatbot. Inteligência Artificial. Segurança Contra Incêndio. CBMPR. RAG.

Resumo

Este artigo apresenta como foi desenvolvido e validado um protótipo de chatbot para consulta às Leis e Normas do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. O protótipo foi configurado para utilizar busca híbrida e Recuperação Aumentada por Geração (RAG), o chatbot conseguiu responder várias perguntas técnicas de forma objetiva, padronizada e auditável, sempre se baseando corretamente nas normas aplicáveis. Com base nos resultados positivos que foram alcançados nos testes simulados, foi proposto uma arquitetura que possibilita a escalabilidade e também um plano de implantação, que possibilitaria a utilização pelo público em geral. Entre os resultados esperados estão a ampliação e simplificação do acesso do cidadão aos serviços públicos, a consistência na interpretação e a redução de tempo de busca, tornando o Chatbot uma ferramenta muito útil.

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Biografia do Autor

Anderson Felipe Schumacher, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenharia Eletrônica/Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Toledo/PR.

Anderson de Araújo Santana, Unicesumar

Análise e Desenvolvimento de Sistemas/Unicesumar: Educação Presencial e a Distância - Cascavel/PR.

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Publicado

2025-09-24

Como Citar

Schumacher, A. F., & Santana, A. de A. (2025). CHATBOT COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA CONSULTA ÀS NORMAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO DO CBMPR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 3297–3318. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21179