RESENHA CRÍTICA SOBRE EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: PERSPECTIVAS TEÓRICAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS

Autores

  • Antônio Zenon Antunes Teixeira Universidade Federal do Paraná
  • Wilma Freire Arriel Pereira UNIMAIS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21177

Palavras-chave:

Educação contemporânea. Metodologias ativas. Inclusão escolar. Valorização docente. Inovação pedagógica.

Resumo

A presente resenha crítica analisa nove artigos publicados entre 2023 e 2025, abordando perspectivas teóricas, políticas e práticas da educação contemporânea. O estudo destaca a centralidade do estudante como sujeito ativo da aprendizagem, a relevância das metodologias ativas, a psicologia da aprendizagem, a inclusão escolar, a valorização docente e a trajetória histórica da educação. Os resultados indicam convergência na defesa de uma educação crítica, democrática e inovadora, enquanto as divergências evidenciam limitações estruturais e políticas, como precarização docente e insuficiência de recursos. Os artigos reforçam que a transformação educacional depende da articulação entre teoria, prática, políticas públicas e condições materiais adequadas, promovendo aprendizagem significativa, equidade e desenvolvimento integral. A análise contribui para a sociedade ao evidenciar a educação como instrumento de transformação social e para a academia ao integrar diferentes abordagens teóricas e metodológicas, fornecendo subsídios para futuras pesquisas e intervenções pedagógicas.

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Biografia do Autor

Antônio Zenon Antunes Teixeira, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Ciências Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Federal de Goiás.

Wilma Freire Arriel Pereira, UNIMAIS

Mestranda em Educação, Centro Universitário Mais (UNIMAIS).

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Publicado

2025-09-24

Como Citar

Teixeira, A. Z. A., & Pereira, W. F. A. (2025). RESENHA CRÍTICA SOBRE EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: PERSPECTIVAS TEÓRICAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 3333–3353. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21177