RESENHA CRÍTICA SOBRE EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: PERSPECTIVAS TEÓRICAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21177Palavras-chave:
Educação contemporânea. Metodologias ativas. Inclusão escolar. Valorização docente. Inovação pedagógica.Resumo
A presente resenha crítica analisa nove artigos publicados entre 2023 e 2025, abordando perspectivas teóricas, políticas e práticas da educação contemporânea. O estudo destaca a centralidade do estudante como sujeito ativo da aprendizagem, a relevância das metodologias ativas, a psicologia da aprendizagem, a inclusão escolar, a valorização docente e a trajetória histórica da educação. Os resultados indicam convergência na defesa de uma educação crítica, democrática e inovadora, enquanto as divergências evidenciam limitações estruturais e políticas, como precarização docente e insuficiência de recursos. Os artigos reforçam que a transformação educacional depende da articulação entre teoria, prática, políticas públicas e condições materiais adequadas, promovendo aprendizagem significativa, equidade e desenvolvimento integral. A análise contribui para a sociedade ao evidenciar a educação como instrumento de transformação social e para a academia ao integrar diferentes abordagens teóricas e metodológicas, fornecendo subsídios para futuras pesquisas e intervenções pedagógicas.
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