ACCOUNTABILITY HORIZONTAL NO CONTEXTO DA PMPR: A CCALUF COMO INOVAÇÃO NO CONTROLE DA LETALIDADE POLICIAL

Autores

  • Eliéser Antonio Durante Filho PMPR
  • Jillian Alexandre Alves Cardoso PMPR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21165

Palavras-chave:

Polícia Militar. Letalidade policial. Uso da força. Governança. Accountability horizontal.

Resumo

Este artigo examina a Comissão de Controle e Acompanhamento da Letalidade e do Uso da Força (CCALUF) da Polícia Militar do Paraná (PMPR) como inovação institucional no campo da accountability horizontal. O estudo adota abordagem qualitativa, estruturada como estudo de caso, com análise de conteúdo de atas (2023–2025), documentos normativos e estratégicos da Corporação, relatório técnico interno além de dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O referencial teórico mobiliza autores nacionais e internacionais sobre accountability, governança e uso da força. Os resultados mostram que a finalidade declarada da CCALUF é coerente com padrões de governança democrática: monitorar a letalidade, sistematizar diagnósticos e propor recomendações. Contudo, sua prática permanece embrionária. Entre as entregas, destacam-se a atualização da Diretriz do Uso Diferenciado/Seletivo da Força, a criação de um modelo de relatório trimestral e a proposta de estudos de caso. Entretanto, o fluxo de relatórios foi interrompido, o relatório de uso da força não foi implementado e os estudos de caso não avançaram para aplicação efetiva, inexistindo recomendações formais ao Comando-Geral além da atualização normativa. Apesar dessas limitações, a CCALUF representa avanço ao instituir um espaço colegiado de governança, em consonância com o Planejamento Estratégico 2025–2027. Seu caráter de ownership institucional — por ter sido criada pela própria Corporação — reforça sua legitimidade e potencial de continuidade. Conclui-se que a CCALUF é um arranjo inovador, mas em fase de consolidação, cujo desafio é transformar diagnósticos em mudanças normativas e operacionais capazes de contribuir para a mitigação da letalidade policial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliéser Antonio Durante Filho, PMPR

Oficial da Polícia Militar do Paraná, mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É professor da Escola Superior de Segurança Pública (APMG/UNESPAR), coordenador de Polícia Comunitária da PMPR e presidente da Câmara Técnica de Polícia Comunitária e Direitos Humanos. É membro do Núcleo de Psicologia Social Comunitária, Educação e Saúde (NUPCES) e da Comissão de Controle e Acompanhamento da Letalidade e do Uso da Força da PMPR.

Jillian Alexandre Alves Cardoso, PMPR

Oficial da Polícia Militar do Paraná, bacharel em Direito pela UNICSUL e especialista em Análise Criminal. Atua como professor da Escola Superior de Segurança Pública (APMG/UNESPAR), membro da Comissão de Controle e Acompanhamento da Letalidade e do Uso da Força da PMPR e integrante da Câmara Técnica de Análise Criminal.

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

Durante Filho, E. A., & Cardoso, J. A. A. (2025). ACCOUNTABILITY HORIZONTAL NO CONTEXTO DA PMPR: A CCALUF COMO INOVAÇÃO NO CONTROLE DA LETALIDADE POLICIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 3009–3031. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21165