CORRELAÇÃO ENTRE PREMATURIDADE EXTREMA E ALTERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO NEUROCOGNITIVO INFANTIL

Autores

  • João Luiz Bresciani Dias Universidade Nove de Julho
  • Milena Santos Castro Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Cassia de Melo Bueno Universidade Nove de Julho
  • Maria Fernanda Gomes Selim Universidade Nove de Julho
  • Laís Maringoli de Vasconcellos Francelozo Universidade Nove de Julho
  • Lara Silva Nunes de Viveiros Universidade Nove de Julho
  • Kamila Cardoso Miranda Maciel Universidade Federal do Tocantins
  • Julliane Ketly Magalhães de Souza Universidade Adventista del Plata
  • Ana Beatriz Taglietti Espindola Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21147

Palavras-chave:

Prematuridade extrema. Desenvolvimento neurocognitivo. Déficits cognitivos. Obstetrícia. Pediatria.

Resumo

A prematuridade extrema, definida como nascimento antes das 28 semanas de idade gestacional, constitui um dos maiores desafios da neonatologia e da obstetrícia. Recém-nascidos extremamente prematuros apresentam risco elevado de morbidades neurológicas e déficits persistentes no desenvolvimento motor, cognitivo, linguístico e comportamental. Este estudo, em formato de revisão narrativa ampliada, teve como objetivo analisar as evidências científicas publicadas nos últimos 20 anos sobre a associação entre prematuridade extrema e o desenvolvimento neurocognitivo infantil. Foram revisadas publicações das bases PubMed, SciELO e LILACS, priorizando estudos longitudinais, revisões sistemáticas e ensaios clínicos relevantes. Os achados demonstram que fatores como baixo peso ao nascer, complicações hipóxico-isquêmicas, distúrbios respiratórios, além de aspectos ambientais e socioeconômicos, influenciam negativamente a trajetória neurocognitiva. Conclui-se que intervenções precoces e acompanhamento multiprofissional são fundamentais para minimizar os impactos em longo prazo.

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Biografia do Autor

João Luiz Bresciani Dias, Universidade Nove de Julho

Acadêmico, Universidade Nove de Julho.

Milena Santos Castro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Acadêmico, Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Cassia de Melo Bueno, Universidade Nove de Julho

Acadêmico, Universidade Nove de Julho.

Maria Fernanda Gomes Selim, Universidade Nove de Julho

Acadêmico, Universidade Nove de Julho.

Laís Maringoli de Vasconcellos Francelozo, Universidade Nove de Julho

Acadêmico, Universidade Nove de Julho.

Lara Silva Nunes de Viveiros, Universidade Nove de Julho

Acadêmico. Universidade Nove de Julho.

Kamila Cardoso Miranda Maciel, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmico, Universidade Federal do Tocantins.

Julliane Ketly Magalhães de Souza, Universidade Adventista del Plata

Médica. Universidade Adventista del Plata.

Ana Beatriz Taglietti Espindola, Universidade Nove de Julho

Acadêmico, Universidade Nove de Julho.

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Publicado

2025-09-22

Como Citar

Dias, J. L. B., Castro, M. S., Bueno, C. de M., Selim, M. F. G., Francelozo, L. M. de V., Viveiros, L. S. N. de, … Espindola, A. B. T. (2025). CORRELAÇÃO ENTRE PREMATURIDADE EXTREMA E ALTERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO NEUROCOGNITIVO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 2927–2935. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21147