CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO SOBRE AVC: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Mariana Hellen do Carmo de Freitas União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura https://orcid.org/0009-0001-8393-2844
  • Júlia Dantas de Deus União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura
  • Anna Klara Bremer União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura
  • Lucas Frederico Silveira de Amorim União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura
  • Yasmin Vitória Louhrana da Câmara Carlos União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura https://orcid.org/0009-0006-2039-6323
  • Éverton Tenório de Souza União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura https://orcid.org/0000-0002-2945-938X

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21115

Palavras-chave:

Acidente Vascular Cerebral. Conhecimento. Diagnóstico. Revisão Sistemática.

Resumo

Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode ser definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito causado por isquemia ou hemorragia no sistema nervoso central. É uma das doenças que mais causam óbitos nos brasileiros, sendo a principal causa de incapacidade no mundo. Mediante a importância do reconhecimento de tal enfermidade, criou-se a Escala de Cincinatti, que avalia comprometimento do sorriso, força e fala, objetivando a identificação do AVC e otimização do atendimento. Infelizmente, o conhecimento geral acerca do AVC, seus sinais de alerta e fatores de risco continuam insuficientes, fazendo com que as vítimas dessa enfermidade estejam em maior risco de desenvolvimento de sequelas devido a atrasos no pronto atendimento. Objetivo: Determinar se as intervenções de conscientização influenciam o nível de conhecimento da população a respeito dos fatores de risco, prevenção, identificação dos sinais e sintomas iniciais referentes a um quadro de AVC. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, que teve como base as plataformas MEDLINE, Public Medline (PubMed), Cochrane Library e Scielo, sendo a busca de artigos realizada durante o período do mês de julho de 2023.  Foram incluídos ensaios clínicos e estudos quasi-experimentais realizados no período de 2013 a 2023, com amostra composta por pacientes com idade ≥ 18 anos, cuja intervenção fosse a conscientização sobre o AVC e o desfecho fosse o nível de conhecimento sobre o AVC, e foram excluídos aqueles com textos incompletos e que não utilizaram escalas para mensurar o conhecimento populacional. Resultados: No total, foram encontrados 990 registros com base nos descritores cruzados “stroke AND awareness AND knowledge AND diagnosis”. Posteriormente, realizou-se a leitura dos títulos e dos resumos em busca de artigos elegíveis que cumprissem os critérios de inclusão, permanecendo 7 ensaios clínicos, dentre os quais 6 foram incluídos na revisão sistemática. Os desfechos incluíram número total de fatores de risco nomeados corretamente, mudança no escore de conhecimento do AVC (SKS), chamadas ao serviço médico de emergência, conscientização sobre AVC e ataque cardíaco pela mudança na pontuação média do teste, mudança na chamada correta para o 911 e avaliação de conhecimento pós-intervenção. Conclusão: Os resultados da presente revisão sistemática sugerem que as intervenções de conscientização influenciam o nível de conhecimento da população a respeito dos fatores de risco, prevenção, identificação dos sinais e sintomas iniciais referentes a um quadro de AVC e devem ser implementadas como estratégias para mitigar o atraso no atendimento e o consequente desenvolvimento de sequelas de pacientes com AVC.

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Biografia do Autor

Mariana Hellen do Carmo de Freitas, União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura

Discente da União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura.

Júlia Dantas de Deus, União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura

Discente da União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura.

Anna Klara Bremer, União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura

Discente da União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura.

Lucas Frederico Silveira de Amorim, União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura

Discente da União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura.

Yasmin Vitória Louhrana da Câmara Carlos, União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura

Discente da União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura.

Éverton Tenório de Souza, União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura

Orientador. Docente da União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura. 

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Publicado

2025-09-18

Como Citar

Freitas, M. H. do C. de, Deus, J. D. de, Bremer, A. K., Amorim, L. F. S. de, Carlos, Y. V. L. C., & Souza, Éverton T. de. (2025). CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO SOBRE AVC: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 2605–2616. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21115