DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES NO SISTEMA PRISIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21110Palavras-chave:
Desafios pedagógicos. Desafios emocionais. Inclusão social. Políticas públicas para a educação prisional.Resumo
A educação prisional no Brasil representa um grande desafio para os educadores, que atuam em um ambiente marcado por limitações estruturais, emocionais e pedagógicas. O objetivo é analisar os desafios enfrentados pelos educadores no sistema prisional brasileiro, abordando aspectos pedagógicos, emocionais e estruturais que impactam diretamente sua atuação. Metodologicamente, trata-se, de um ensaio teórico e um estudo bibliográfico através da abordagem qualitativa, e procedimento técnico descritivo. Os instrumentos de coletas dos dados foram via leituras, estudos de publicações literárias publicadas como livros, revistas e artigos científicos em sites scielo e Bibliotecas Virtuais. Os resultados evidenciam desafios como a diversidade de perfis dos alunos, a escassez de recursos educacionais, as condições precárias de trabalho e os impactos emocionais sofridos pelos educadores, agravados pela ausência de suporte psicológico. Além disso, foram identificadas lacunas nas políticas públicas e a excessiva burocracia, que dificultam a implementação de programas educacionais. Nesse sentido, o estudo propõe caminhos possíveis como a formação continuada para os professores, aumento dos investimentos em infraestrutura educacional, criação de programas de suporte psicológico e emocional, e revisão das políticas públicas para a educação prisional. Por fim, reforça a necessidade de valorizar os educadores prisionais como agentes de transformação social, essenciais para promover a inclusão e a dignidade humana.
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