DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES NO SISTEMA PRISIONAL

Autores

  • Maria Cavalcante de Oliveira São Luís University
  • Márcia Cristina da Silva Dias São Luís University
  • Germano José Gonçalves de Sousa São Luís University
  • Reinaldo Guimarães Neto São Luís University
  • Sirlei Martens Guimarães São Luís University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21110

Palavras-chave:

Desafios pedagógicos. Desafios emocionais. Inclusão social. Políticas públicas para a educação prisional.

Resumo

A educação prisional no Brasil representa um grande desafio para os educadores, que atuam em um ambiente marcado por limitações estruturais, emocionais e pedagógicas. O objetivo é analisar os desafios enfrentados pelos educadores no sistema prisional brasileiro, abordando aspectos pedagógicos, emocionais e estruturais que impactam diretamente sua atuação.  Metodologicamente, trata-se, de um ensaio teórico e um estudo bibliográfico através da abordagem qualitativa, e procedimento técnico descritivo. Os instrumentos de coletas dos dados foram via leituras, estudos de publicações literárias publicadas como livros, revistas e artigos científicos em sites scielo e Bibliotecas Virtuais. Os resultados evidenciam desafios como a diversidade de perfis dos alunos, a escassez de recursos educacionais, as condições precárias de trabalho e os impactos emocionais sofridos pelos educadores, agravados pela ausência de suporte psicológico. Além disso, foram identificadas lacunas nas políticas públicas e a excessiva burocracia, que dificultam a implementação de programas educacionais. Nesse sentido, o estudo propõe caminhos possíveis como a formação continuada para os professores, aumento dos investimentos em infraestrutura educacional, criação de programas de suporte psicológico e emocional, e revisão das políticas públicas para a educação prisional. Por fim, reforça a necessidade de valorizar os educadores prisionais como agentes de transformação social, essenciais para promover a inclusão e a dignidade humana.

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Biografia do Autor

Maria Cavalcante de Oliveira, São Luís University

Doutoranda pela São Luís University.

Márcia Cristina da Silva Dias, São Luís University

Mestranda pela São Luís University.

Germano José Gonçalves de Sousa, São Luís University

Mestrando pela São Luís University.

Reinaldo Guimarães Neto, São Luís University

Mestrando pela São Luís University.

Sirlei Martens Guimarães, São Luís University

Mestranda pela São Luís University.

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Publicado

2025-09-22

Como Citar

Oliveira, M. C. de, Dias, M. C. da S., Sousa, G. J. G. de, Guimarães Neto, R., & Guimarães, S. M. (2025). DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES NO SISTEMA PRISIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 2863–2879. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21110