A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E REFLEXÕES SOBRE A PERMANÊNCIA E O DIREITO À EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21109Palavras-chave:
EJA. Evasão escolar. Direito à educação. Permanência. Políticas públicas.Resumo
O presente artigo tem como propósito investigar a persistente evasão escolar que afeta a Educação de Jovens e Adultos (EJA), marcada por uma série de fatores que comprometem a efetividade dessa modalidade de ensino. A EJA representa uma importante ferramenta de inclusão, voltada a assegurar o direito à educação a sujeitos historicamente marginalizados do processo educacional formal. Este estudo busca analisar os aspectos que envolvem o abandono escolar nessa modalidade, refletindo sobre os principais fatores que levam jovens e adultos a interromperem seus estudos antes da conclusão. A pesquisa apresenta uma discussão teórica sobre os conceitos e concepções que compõem o cenário educacional da EJA, além de destacar a função do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem. A atuação docente é compreendida aqui como elemento essencial para o desenvolvimento significativo da aprendizagem, sobretudo quando articulada a realidade vivida pelos educandos. Reconhece-se, portanto, a importância de valorizar os saberes prévios que esses alunos trazem consigo, frutos de suas experiências pessoais, profissionais e sociais ao longo da vida. O artigo ainda apresenta sugestões pedagógicas voltadas a minimização dos índices de evasão escolar, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento das práticas educativas na EJA. A pesquisa foi conduzida com base na abordagem qualitativa, por meio de um estudo bibliográfico realizado em fontes como livros, artigos científicos, revistas especializadas e sites acadêmicos. Os principais autores utilizados como referência foram Pedroso (2010), Arroyo (2005), Paulo Freire, Gadotti, Campos (2003), além de documentos legais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Constituição Federal e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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