A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E REFLEXÕES SOBRE A PERMANÊNCIA E O DIREITO À EDUCAÇÃO

Autores

  • Clarice Braido Novak São Luís University
  • Jardéleia Pereira Milani São Luís University
  • Maria Aparecida Rosa da Silva São Luís University
  • Paulo Cézar Cabral São Luís University
  • Rozeli Faccin Milan São Luís University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21109

Palavras-chave:

EJA. Evasão escolar. Direito à educação. Permanência. Políticas públicas.

Resumo

O presente artigo tem como propósito investigar a persistente evasão escolar que afeta a Educação de Jovens e Adultos (EJA), marcada por uma série de fatores que comprometem a efetividade dessa modalidade de ensino. A EJA representa uma importante ferramenta de inclusão, voltada a assegurar o direito à educação a sujeitos historicamente marginalizados do processo educacional formal.  Este estudo busca analisar os aspectos que envolvem o abandono escolar nessa modalidade, refletindo sobre os principais fatores que levam jovens e adultos a interromperem seus estudos antes da conclusão. A pesquisa apresenta uma discussão teórica sobre os conceitos e concepções que compõem o cenário educacional da EJA, além de destacar a função do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem. A atuação docente é compreendida aqui como elemento essencial para o desenvolvimento significativo da aprendizagem, sobretudo quando articulada a realidade vivida pelos educandos. Reconhece-se, portanto, a importância de valorizar os saberes prévios que esses alunos trazem consigo, frutos de suas experiências pessoais, profissionais e sociais ao longo da vida. O artigo ainda apresenta sugestões pedagógicas voltadas a minimização dos índices de evasão escolar, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento das práticas educativas na EJA. A pesquisa foi conduzida com base na abordagem qualitativa, por meio de um estudo bibliográfico realizado em fontes como livros, artigos científicos, revistas especializadas e sites acadêmicos. Os principais autores utilizados como referência foram Pedroso (2010), Arroyo (2005), Paulo Freire, Gadotti, Campos (2003), além de documentos legais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Constituição Federal e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarice Braido Novak, São Luís University

Mestranda pela São Luís University.

Jardéleia Pereira Milani, São Luís University

Mestranda pela São Luís University.

Maria Aparecida Rosa da Silva, São Luís University

Mestranda pela São Luís University.

Paulo Cézar Cabral, São Luís University

Mestrando pela São Luís University.

Rozeli Faccin Milan, São Luís University

Mestranda pela São Luís University.​

Downloads

Publicado

2025-09-22

Como Citar

Novak, C. B., Milani, J. P., Silva, M. A. R. da, Cabral, P. C., & Milan, R. F. (2025). A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E REFLEXÕES SOBRE A PERMANÊNCIA E O DIREITO À EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 2936–2953. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21109