A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE ESCOLAR NA PERMANÊNCIA DOS ALUNOS: RELAÇÃO ENTRE CLIMA E EVASÃO ESCOLAR

Autores

  • Silmara Ferreira do Nascimento São Luís University
  • Fabiana Cardoso de Souza São Luís University
  • Maria Aparecida Rosa da Silva São Luís University
  • Paulo César Sobral São Luís University
  • Valéria Borges da Silva Souza São Luís University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21107

Palavras-chave:

Evasão Escolar. Causas e Consequências. Políticas Educacionais.

Resumo

Este artigo discute a evasão escolar, um fenômeno amplamente debatido em diferentes contextos, como reuniões educacionais e fóruns de discussão. Trata-se de um problema complexo que afeta diretamente o sistema educacional brasileiro, comprometendo não apenas o desenvolvimento do processo educacional, mas também as dimensões sociais e econômicas das comunidades. A evasão é um gargalo que ocorre em todos os níveis de ensino, da educação infantil ao ensino superior, sendo uma preocupação constante das instituições escolares. A pesquisa aborda fatores como dificuldades socioeconômicas, infraestruturas inadequadas, problemas familiares, violência e desvalorização do processo educativo, que contribuem para as elevadas taxas de evasão. Além disso, a evasão escolar, traz sérias consequências não só para o sujeito que aprende, mas para todo o tecido social de nação em desenvolvimento. Combater a evasão escolar requer políticas públicas eficazes que abordem as causas subjacentes como a pobreza, a falta de infraestrutura, a não permanência e a necessidade de programas sociais de apoio ao aluno. A partir dessa análise, o artigo busca fornecer subsídios para formulação de políticas educacionais mais eficazes, com vistas a combater a evasão escolar, garantir o acesso e a permanência dos educandos nas instituições, e propiciando um ambiente verdadeiramente inclusivo ao pleno desenvolvimento dos indivíduos. O objetivo deste estudo é analisar as principais causas que levam os estudantes a abandonarem a escola, bem como as consequências desse ato, tanto para os indivíduos quanto para a sociedade como um todo.

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Biografia do Autor

Silmara Ferreira do Nascimento, São Luís University

Mestranda pela São Luís University.

Fabiana Cardoso de Souza, São Luís University

Mestranda pela São Luís University.

Maria Aparecida Rosa da Silva, São Luís University

Mestranda pela São Luís University.

Paulo César Sobral , São Luís University

Mestrando pela São Luís University.

Valéria Borges da Silva Souza, São Luís University

Mestranda pela São Luís University.

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Publicado

2025-09-22

Como Citar

Nascimento, S. F. do, Souza, F. C. de, Silva, M. A. R. da, Sobral , P. C., & Souza, V. B. da S. (2025). A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE ESCOLAR NA PERMANÊNCIA DOS ALUNOS: RELAÇÃO ENTRE CLIMA E EVASÃO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 2893–2903. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21107