A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE ESCOLAR NA PERMANÊNCIA DOS ALUNOS: RELAÇÃO ENTRE CLIMA E EVASÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21107Palavras-chave:
Evasão Escolar. Causas e Consequências. Políticas Educacionais.Resumo
Este artigo discute a evasão escolar, um fenômeno amplamente debatido em diferentes contextos, como reuniões educacionais e fóruns de discussão. Trata-se de um problema complexo que afeta diretamente o sistema educacional brasileiro, comprometendo não apenas o desenvolvimento do processo educacional, mas também as dimensões sociais e econômicas das comunidades. A evasão é um gargalo que ocorre em todos os níveis de ensino, da educação infantil ao ensino superior, sendo uma preocupação constante das instituições escolares. A pesquisa aborda fatores como dificuldades socioeconômicas, infraestruturas inadequadas, problemas familiares, violência e desvalorização do processo educativo, que contribuem para as elevadas taxas de evasão. Além disso, a evasão escolar, traz sérias consequências não só para o sujeito que aprende, mas para todo o tecido social de nação em desenvolvimento. Combater a evasão escolar requer políticas públicas eficazes que abordem as causas subjacentes como a pobreza, a falta de infraestrutura, a não permanência e a necessidade de programas sociais de apoio ao aluno. A partir dessa análise, o artigo busca fornecer subsídios para formulação de políticas educacionais mais eficazes, com vistas a combater a evasão escolar, garantir o acesso e a permanência dos educandos nas instituições, e propiciando um ambiente verdadeiramente inclusivo ao pleno desenvolvimento dos indivíduos. O objetivo deste estudo é analisar as principais causas que levam os estudantes a abandonarem a escola, bem como as consequências desse ato, tanto para os indivíduos quanto para a sociedade como um todo.
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