GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTOS NA APRENDIZAGEM E DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21100Palavras-chave:
Gamificação. Educação Básica. Aprendizagem.Resumo
Este artigo buscou sintetizar evidências sobre a gamificação na Educação Básica, estimando seus impactos na aprendizagem e os principais desafios de implementação. Realizou-se revisão bibliográfica integrativa em SciELO, LILACS, Portal CAPES, BDTD, ERIC, Scopus e Web of Science, abrangendo publicações entre 2018 e 2025, em português, inglês e espanhol. Foram incluídos estudos empíricos e revisões que relataram resultados de aprendizagem, motivação, engajamento ou implementação em contextos escolares. A síntese qualitativa indica efeitos positivos pequenos a moderados na aprendizagem e na motivação quando elementos de jogo (missões, níveis, feedback imediato) estão alinhados ao currículo, além de incremento de engajamento (participação, persistência). Resultados são mais consistentes em atividades com quizzes gamificados utilizados como prática deliberada e avaliação formativa. Também foram identificados registros de efeitos não intencionais associados à ênfase exclusiva em pontos e rankings, como competição excessiva e assimetrias de participação. Conclui-se que a gamificação é promissora como estratégia pedagógica complementar, desde que planejada com foco em objetivos de aprendizagem, princípios de design inclusivo e monitoramento da fidelidade de implementação.
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