IMAGENS E SISTEMATIZAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Denise Boechat de Oliveira SEDU
  • Giovana Luzório do Nascimento Bueno SEDU
  • Rosimere de Oliveira Nalli Caliman SEDU
  • Wanderson Facco Colodetti SEDU
  • Walace Fraga Rizo MULTIVIX

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21080

Palavras-chave:

Educação. Escrita. Teorias Clássicas.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar os processos de apropriação de conhecimentos científicos, considerando a importância da sistematização escrita dos conceitos estudados. A atividade foi planejada por professores de ciências da natureza e teve a Teoria da Atividade como fundamento teórico-metodológico. Em termos de procedimentos metodológicos, foi utilizado o registro em diário de campo, e a análise dos dados foi realizada a partir das produções escritas de alunos do ensino médio parcial, das séries do 1º ao 3º ano, de uma escola da rede estadual de ensino do estado do Espírito Santo, na cidade de Castelo - ES, sobre o tema Energia e Sustentabilidade. Concluiu-se que os alunos têm noções dos conceitos e que as imagens desempenham um papel importante na problematização desses conceitos. A estratégia adotada incentivou a escrita e revelou conhecimentos prévios dos alunos sobre "energia e sustentabilidade", embora muitos termos científicos tenham sido mencionados sem compreensão aprofundada, caracterizando alfabetização científica nominal. A interpretação de imagens e discussões dinamizou o ensino, mas ainda é necessário investir em metodologias que aprofundem o entendimento dos conceitos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Boechat de Oliveira, SEDU

Pós-Graduado em Educação Faculdade Atheneu e Professora na Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (SEDU), Brasil.  

Giovana Luzório do Nascimento Bueno, SEDU

Mestranda IFES/ES e Professora na secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (SEDU), Brasil.

Rosimere de Oliveira Nalli Caliman, SEDU

Especialização em Estatística UFLA/ MG e Professora na secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (SEDU), Brasil. 

Wanderson Facco Colodetti, SEDU

Pós-Graduado em Ciências Biológicas FIJ e Professor na Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (SEDU), Brasil.

Walace Fraga Rizo, MULTIVIX

Doutor em Ciências USP/RP e Professor na Empresa Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão (MULTIVIX), Brasil.

Downloads

Publicado

2025-09-16

Como Citar

Oliveira, D. B. de, Bueno, G. L. do N., Caliman, R. de O. N., Colodetti, W. F., & Rizo, W. F. (2025). IMAGENS E SISTEMATIZAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 2250–2263. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21080