IMAGENS E SISTEMATIZAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21080Palavras-chave:
Educação. Escrita. Teorias Clássicas.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo investigar os processos de apropriação de conhecimentos científicos, considerando a importância da sistematização escrita dos conceitos estudados. A atividade foi planejada por professores de ciências da natureza e teve a Teoria da Atividade como fundamento teórico-metodológico. Em termos de procedimentos metodológicos, foi utilizado o registro em diário de campo, e a análise dos dados foi realizada a partir das produções escritas de alunos do ensino médio parcial, das séries do 1º ao 3º ano, de uma escola da rede estadual de ensino do estado do Espírito Santo, na cidade de Castelo - ES, sobre o tema Energia e Sustentabilidade. Concluiu-se que os alunos têm noções dos conceitos e que as imagens desempenham um papel importante na problematização desses conceitos. A estratégia adotada incentivou a escrita e revelou conhecimentos prévios dos alunos sobre "energia e sustentabilidade", embora muitos termos científicos tenham sido mencionados sem compreensão aprofundada, caracterizando alfabetização científica nominal. A interpretação de imagens e discussões dinamizou o ensino, mas ainda é necessário investir em metodologias que aprofundem o entendimento dos conceitos científicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY