SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: CONSEQUÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO

Autores

  • Maria Gabrielly Pereira Pedrosa Centro Universitário Santa Maria
  • Thárcio Ruston Oliveira Braga Centro Universitário Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21074

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout. Enfermeiros. UTI.

Resumo

Este artigo investigou as consequências e estratégias de prevenção da Síndrome de Burnout em enfermeiros atuantes em Unidades de Terapia Intensiva, destacando o crescente impacto do estresse ocupacional e a alta prevalência da síndrome, além da necessidade de intervenções voltadas ao cuidado da saúde mental desses profissionais. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada entre maio e setembro de 2025, com estudos selecionados nas bases PubMed, LILACS, BVS, SciELO e BDENF, considerando artigos publicados nos últimos cinco anos, em português, de acesso gratuito e voltados à enfermagem. Os resultados indicam que a síndrome se manifesta principalmente por exaustão emocional, despersonalização e comprometimento da qualidade do cuidado, associada à sobrecarga de trabalho, baixa valorização profissional e ambientes laborais inadequados. Espera-se que a pesquisa contribua para a identificação de fatores desencadeantes, suas consequências e possíveis estratégias de prevenção, reforçando a importância de ações tanto individuais quanto institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Gabrielly Pereira Pedrosa, Centro Universitário Santa Maria

Graduanda em Enfermagem, Centro Universitário Santa Maria

Thárcio Ruston Oliveira Braga, Centro Universitário Santa Maria

Docente do Centro Universitário Santa Maria. Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Católica de Santos; Pós-graduação em: Urgência e Emergência, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Docência do Ensino Superior, Segurança do Paciente e Preceptoria no SUS. Graduado em Enfermagem pela Faculdade Santa Emília de Rodat.

Downloads

Publicado

2025-09-17

Como Citar

Pedrosa, M. G. P., & Braga, T. R. O. (2025). SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: CONSEQUÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 2438–2448. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21074