EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA: LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO COMO FERRAMENTA PARA O AUTORECONHECIMENTO DE ESTUDANTES NEGROS E INDÍGENAS

Autores

  • Izabel de Maria dos Santos Carneiro Instituto Federal do Pará
  • Laurenir Santos Peniche Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21047

Palavras-chave:

Letramento racial crítico. Branquitude. Autoreconhecimento. Educação antirracista. Erer.

Resumo

Esse artigo buscou apresentar o letramento racial crítico para que estudantes negros e indígenas avancem no autoreconhecimento e na autodeclaração com segurança. Parte-se do entendimento de que padrões de branquitude operam como “universal” e que a herança colonial fere corpo e linguagem na vida escolar. Toma-se Fanon como eixo teórico, em diálogo com contribuições de Mbembe e Silvio Almeida, para iluminar efeitos do racismo nas rotas curriculares e nas relações cotidianas. A pesquisa é bibliográfica, com foco em Educação para as Relações Etnicorraciais(ERER) e práticas antirracistas aplicáveis à sala de aula. Como entregáveis, propõe-se um roteiro de ação: repertórios étnico-raciais no currículo, protocolos de autodeclaração, revisão de linguagem e imagens, avaliação formativa, formação docente continuada e parceria com famílias e território. O objetivo deste artigo é ampliar pertencimento e qualificar políticas escolares e práticas pedagógicas analisando como o letramento racial crítico pode ser utilizado como ferramenta para promover a memória e a resistência de estudantes negros e indígenas no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabel de Maria dos Santos Carneiro, Instituto Federal do Pará

Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal do Tocantins. Discente do Curso de Especialização em Educação para as Relações Etnicorraciais no Instituto Federal do Pará.

Laurenir Santos Peniche, Universidade Federal do Pará

Orientador: Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Pará, programa Educanorte. Docente do Instituto Federal do Pará, Campus Belém.  

Downloads

Publicado

2025-09-22

Como Citar

Carneiro, I. de M. dos S., & Peniche, L. S. (2025). EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA: LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO COMO FERRAMENTA PARA O AUTORECONHECIMENTO DE ESTUDANTES NEGROS E INDÍGENAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 2841–2854. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21047