UM PANORAMA DAS PRÁTICAS INCLUSIVAS DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIFICAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO; DESAFIOS E AVANÇOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21041

Palavras-chave:

Instituto Federal de Educação. Inclusão. Atendimento Educacional Especializado. Napnes.

Resumo

O atendimento educacional especializado oferecido nos Napnes (Núcleo de apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especificas) representa um serviço público fundamental para a inclusão e permanência de egressos na educação profissional, pois os institutos visam garantir uma formação humana integral, garantindo, assim, mais independência e autonomia aos egressos. Sabe-se que a educação especial é um direito garantido por lei e sua aplicabilidade necessita de um olhar mais criterioso no sentido de assegurar inclusão e formação integral de todos. O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática de natureza qualitativa realizada através da análise de seis artigos publicados nos últimos cinco anos sobre a temática, buscando, desse modo, responder à questão norteadora: como vem sendo realizadas as práticas inclusivas de alunos que necessitam de atendimento educacional específico nos institutos federais de educação, com enfoque em seus avanços e desafios? Neste sentido, os achados preliminares apontam para a necessidade de investimento na formação de professores e maior volume de recursos empregados na implementação de políticas públicas direcionadas à educação especial. Isso contribuirá para a formação de uma equipe qualificada, que possa oferecer, efetivamente, um atendimento educacional especializado, que, por consequência, inclua e forme um aluno integralmente, tornando-o capaz de transformar a sociedade.

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Biografia do Autor

Regina Santos Jorge, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Palmas, Tocantins, Brasil.  https://orcid.org/0000-0002-3739-2648.  http://lattes.cnpq.br/0131373142353389.

Rodrigo Carvalho Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Palmas, Tocantins, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4615-653x0.  http://lattes.cnpq.br/3438256930029264.

Valci Ferreira Victor, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Palmas, Tocantins, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-2935-5895.  http://lattes.cnpq.br/7106815422634632. 

Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins

Professora  Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins. Palmas, Tocantins, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4112-5470. http://lattes.cnpq.br/1745769805611202. 

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Publicado

2025-09-23

Como Citar

Jorge, R. S., Dias, R. C., Victor, V. F., & Senna, M. L. G. S. de. (2025). UM PANORAMA DAS PRÁTICAS INCLUSIVAS DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIFICAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO; DESAFIOS E AVANÇOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 2992–3008. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21041