PANORAMA DE LAS PRÁCTICAS INCLUSIVAS PARA ESTUDIANTES CON NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECÍFICAS EN LOS INSTITUTOS FEDERALES DE EDUCACIÓN; RETOS Y AVANCES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21041Palabras clave:
Instituto Federal de Educación. Inclusión. Servicios Educativos Especializados. Napnes.Resumen
O atendimento educacional especializado oferecido nos Napnes (Núcleo de apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especificas) representa um serviço público fundamental para a inclusão e permanência de egressos na educação profissional, pois os institutos visam garantir uma formação humana integral, garantindo, assim, mais independência e autonomia aos egressos. Sabe-se que a educação especial é um direito garantido por lei e sua aplicabilidade necessita de um olhar mais criterioso no sentido de assegurar inclusão e formação integral de todos. O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática de natureza qualitativa realizada através da análise de seis artigos publicados nos últimos cinco anos sobre a temática, buscando, desse modo, responder à questão norteadora: como vem sendo realizadas as práticas inclusivas de alunos que necessitam de atendimento educacional específico nos institutos federais de educação, com enfoque em seus avanços e desafios? Neste sentido, os achados preliminares apontam para a necessidade de investimento na formação de professores e maior volume de recursos empregados na implementação de políticas públicas direcionadas à educação especial. Isso contribuirá para a formação de uma equipe qualificada, que possa oferecer, efetivamente, um atendimento educacional especializado, que, por consequência, inclua e forme um aluno integralmente, tornando-o capaz de transformar a sociedade.
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