A “ESCOLA DA ESCOLHA” NO NOVO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

Autores

  • Júlia Duarte Santiago Nunes Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21031

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio. Educação em tempo integral. Salas temáticas. Produção textual. Protagonismo juvenil.

Resumo

Este artigo discute os desdobramentos do Novo Ensino Médio (NEM) na educação em tempo integral, a partir da experiência da disciplina eletiva Oficina de Redação no Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, em Aracaju (SE), no ano de 2023. A iniciativa foi implementada no âmbito do Programa Residência Pedagógica e articulada ao modelo de salas temáticas adotado pela instituição. O objetivo principal foi auxiliar os estudantes em suas recorrentes dificuldades na produção textual, em especial, na construção da argumentação, na organização das ideias e na elaboração de textos dissertativo-argumentativos, conforme exigido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para tanto, foram empregadas metodologias ativas, recursos diversificados e a reorganização do espaço pedagógico, estimulando a participação e o protagonismo juvenil. Os resultados apontaram melhora significativa no desempenho dos estudantes, confirmando o potencial formativo da integração entre inovação metodológica, práticas colaborativas e reorganização curricular. Além disso, a articulação entre universidade e escola, proporcionada pelo Programa Residência Pedagógica, revelou-se essencial para a formação inicial dos licenciandos e para a reflexão crítica da prática docente. Conclui-se que o NEM, quando associado à propostas inovadoras em tempo integral, pode favorecer uma aprendizagem mais dinâmica, equitativa e alinhada às demandas contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Duarte Santiago Nunes, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em História da educação, Universidade Federal de Sergipe.

Downloads

Publicado

2025-09-12

Como Citar

Nunes, J. D. S. (2025). A “ESCOLA DA ESCOLHA” NO NOVO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1888–1895. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21031